MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. ANADEP publica nota a respeito do PL das Fake News
Fake News

ANADEP publica nota a respeito do PL das Fake News

PL visa instituir normas a serem seguidas por redes sociais e aplicativos de mensagens no combate às fake news.

Da Redação

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Atualizado às 18:20

Está prevista para a próxima terça-feira, 2 de maio, a votação do PL 2.630/20, conhecido como projeto de lei das fake news. O relator da matéria, deputado Orlando Silva divulgou no final da noite dessa quinta-feira, 27/4, o parecer preliminar que deverá ser analisado em Plenário. A matéria teve votação da urgência acordada durante reunião de líderes.

O PL das Fake News cria a lei brasileira de liberdade, responsabilidade e transparência na internet e estabelece obrigações a serem seguidas por redes sociais, aplicativos de mensagens e ferramentas de busca na sinalização e retirada de contas e conteúdos considerados criminosos. Pelo texto apresentado, em casos de descumprimento da lei e risco aos direitos fundamentais da população, a fiscalização dos provedores (redes sociais, aplicativos de mensagem instantânea a ferramentas de busca) será realizada nos termos de regulamentação própria.

 (Imagem: Freepik)

O caso teve votação de urgência acordada durante reunião de líderes.(Imagem: Freepik)

Para a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), a proposta reúne condições de atingir seu principal objetivo, que é a criação de mecanismos, efetivos e transparentes, para regulamentação e otimização do acesso à informação e para o fomento à diversidade destas informações no Brasil.

"O PL ao estabelecer e propor um regramento totalmente parametrizado com a legislação internacional e, na mesma medida, adequado à realidade brasileira, que vivenciou nos últimos anos grandes embates sociais por conta da desinformação, contribui para o fortalecimento do regime democrático, uma das mais caras funções da Defensoria Pública, nos termos do art. 134 da Constituição. De se frisar, por fim, a relevância de um modelo equilibrado para garantir direitos e evitar conteúdos ilegais, delimitando, de uma vez por todas, que não pode valer no âmbito digita e o que é ilegal fora dele."

Clique aqui para conferir a íntegra da nota

Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP)

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...