MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Banco devolverá em dobro parcelas pagas de empréstimo não contratado
Cobrança indevida

Banco devolverá em dobro parcelas pagas de empréstimo não contratado

Mulher recebeu mensagem do banco oferecendo-lhe um empréstimo no valor de R$ 15.692,26. Apesar de a proposta ter sido recusada, o valor foi indevidamente creditado em sua conta.

Da Redação

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Atualizado às 12:04

A 2ª turma Cível do TJ/DF manteve decisão que declarou inexistente contrato de empréstimo feito indevidamente por um banco. Além disso, a empresa deverá restituir em dobro os valores que já foram pagos pela cliente.

De acordo com o processo, em 22 de abril de 2022, a mulher recebeu mensagem do banco oferecendo-lhe um empréstimo no valor de R$ 15.692,26. Apesar de a proposta ter sido recusada, o valor foi indevidamente creditado em sua conta. A autora afirma ainda que a instituição bancária se negou a fornecer as informações necessárias para solucionar o problema. 

 (Imagem: Pexels)

Apesar de a proposta de empréstimo ter sido recusada, o valor foi indevidamente creditado em sua conta.(Imagem: Pexels)

Segundo o banco, o contrato de empréstimo foi firmado com o consentimento da cliente. Alega que ela "aceitou e concordou com os termos e condições do contrato de empréstimo firmado, o que torna o depósito em sua conta e os descontos realizados pela apelante devido (...)".

Na decisão, a turma declarou que o banco permitiu que a cliente fosse indevidamente cobrada e não reconheceu a existência de irregularidade, mesmo depois de a mulher ter informado o incidente pela via administrativa. Explicou também que o engano justificável não foi demonstrado.

"O dever de devolução em dobro, em última análise, terá seu fundamento na responsabilidade civil do fornecedor pelos riscos do negócio, no qual se inclui a eventualidade de cobrança de quantias incorretas e indevidas do consumidor", declarou o desembargador relator.

Veja o acórdão

Patrocínio

Patrocínio Migalhas