MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SC prorroga licença-maternidade de mãe com filho na UTI por 41 dias
Licença-maternidade

TJ/SC prorroga licença-maternidade de mãe com filho na UTI por 41 dias

A concessão do direito, deferida em 1º grau, foi confirmada pela 2ª câmara de Direito Público do TJ/SC.

Da Redação

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Atualizado às 12:18

Escrivã da Polícia Civil deu à luz uma criança que precisou ficar internada por 41 dias em UTI neonatal, na Grande Florianópolis/SC. Por conta disso, ela impetrou mandado de segurança para garantir a prorrogação da licença-maternidade pelo período em que a criança ficou hospitalizada após o nascimento. A concessão do direito, deferida em 1º grau, foi confirmada pela 2ª câmara de Direito Público do TJ/SC.

 (Imagem: Freepik)

Mãe com filho na UTI por 41 dias, diz TJ, tem direito a prorrogar licença-maternidade.(Imagem: Freepik)

A legislação prevê que "à servidora efetiva gestante é assegurada licença para repouso pelo período de 180 dias consecutivos, a partir da data de nascimento da criança, mediante apresentação da certidão de nascimento".

O pedido administrativo de prorrogação do benefício foi negado pela diretoria de saúde da servidora. Diante disso, ela buscou seu direito pelo meio judicial.

"Muito embora a legislação não preveja a situação do caso em tela (ou seja, a necessidade de afastamento da mãe após o nascimento de criança prematura por período superior ao prazo concedido a título de licença-maternidade), o STF, ao julgar a ADIn 6.327/DF, firmou entendimento no sentido de que 'seja protegida a maternidade e a infância e ampliada a convivência entre mães e bebês, em caso de internação hospitalar que supere o prazo de duas semanas (...)'", anotou o relator em seu voto.

  • Processo: 5047705-59.2021.8.24.0023

Informações: TJ/SC.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas