MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ fixa termo inicial de juros de mora em cobrança de valor pretérito
Mandado de segurança

STJ fixa termo inicial de juros de mora em cobrança de valor pretérito

1ª seção definiu termo inicial dos juros de mora na cobrança de parcelas anteriores à impetração de mandado de segurança.

Da Redação

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Atualizado às 20:26

A 1ª seção do STJ julgou nesta quarta-feira o Tema 1.133, fixando que "o termo inicial dos juros de mora, em ação de cobrança de valores pretéritos ao ajuizamento de anterior mandado de segurança que reconheceu o direito, é a data da notificação da autoridade coatora no mandado de segurança, quando o devedor é constituído em mora (art. 405 do CC e art. 240 do CPC)".

O colegiado discutiu na ocasião se o termo inicial dos juros de mora, em ação de cobrança dos valores pretéritos ao ajuizamento de anterior mandado de segurança, deve ser contado a partir da citação, na ação de cobrança, ou da notificação da autoridade coatora, quando da impetração do mandado de segurança.

Na origem, o caso trata de ação de cobrança ajuizada por policiais militares inativos contra a SP Previdência e o Estado de SP, com objetivo de receber parcelas referentes a um adicional, no lustro que antecedeu à impetração de mandado de segurança coletivo, o qual, por sua vez, reconheceu o direito à incorporação da verba aos proventos de aposentadorias e pensões.

O Tribunal a quo reformou a sentença que julgara extinto o feito, sem resolução de mérito, para reconhecer o direito ao pagamento do adicional no período pleiteado, fixando o termo inicial dos juros de mora a partir da citação dos réus na ação de cobrança.

 (Imagem: Flickr CNJ)

STJ fixa termo inicial de juros em cobrança de parcela antes de impetrar MS.(Imagem: Flickr CNJ)

A relatora, ministra Assusete Magalhães, destacou em seu voto que o tribunal local fixou o termo inicial dos juros de mora a partir da citação dos réus na ação ordinária de cobrança, sob o fundamento de que não houve prévia constituição do devedor em mora nos referidos autos do mandado de segurança coletivo, o qual lastreou o direito no tocante aos efeitos pecuniários anteriores à impetração.

Para a ministra, tal entendimento está em desconformidade com a orientação uníssona do STJ, firmada no sentido que "o termo inicial dos juros de mora, na ação de cobrança de parcelas pretéritas à impetração do mandado de segurança, é a data da notificação da autoridade coatora no writ", pois este é o momento no qual ocorre a interrupção do prazo prescricional e a constituição em mora do devedor.

Assim, propôs a seguinte tese:

"O termo inicial dos juros de mora, em ação de cobrança de valores pretéritos ao ajuizamento de anterior mandado de segurança que reconheceu o direito, é a data da notificação da autoridade coatora no mandado de segurança, quando o devedor é constituído em mora (art. 405 do CC e art. 240 do CPC)."

Nos três casos concretos, a solução do recurso especial do servidores foi conhecido e provido para fixar a data da notificação da autoridade coatora, no mandado de segurança coletivo, como o termo inicial dos juros de mora das parcelas pleiteadas na ação de cobrança, respeitada a prescrição quinquenal.

Os recursos do Estado de SP foram inadmitidos.

A decisão da seção foi unânime.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas