MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cooperativa pagará juros por parcelas não depositadas a ex-associado
TJ/SP

Cooperativa pagará juros por parcelas não depositadas a ex-associado

O pedido dos herdeiros incluía acréscimo de correção até a data do efetivo pagamento e inclusão de juros sobre os depósitos que são devidos desde 2019.

Da Redação

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Atualizado às 13:44

A 1ª câmara reservada de Direito Empresarial do TJ/SP concedeu provimento parcial a recurso e determinou a incidência de juros de 1% ao mês sobre parcelas ainda não depositadas do capital social que cooperativa deve restituir a herdeiros de ex-cooperado.

A ação de consignação em pagamento foi ajuizada por cooperativa de crédito após recusa dos sucessores do ex-associado em receber a devolução parcelada dos valores, conforme determina o estatuto social, que também afasta a incidência de atualização da restituição. O pedido dos herdeiros incluía acréscimo de correção até a data do efetivo pagamento e inclusão de juros sobre os depósitos que são devidos desde 2019. 

Para o relator do recurso, desembargador Cesar Ciampolini, precedentes da Corte paulista e do STJ confirmam a licitude excepcional de disposição estatutária que estipula a devolução do capital integralizado sem a incidência de correção monetária, desde que pago no prazo previsto no estatuto. Caso isso não aconteça, a atualização passa a ser aplicada mesmo que a mora seja daqueles que devem receber os valores. 

O magistrado salientou que a sentença merecia parcial reforma quanto à ocorrência dos juros em relação às parcelas que ainda não foram depositadas pela cooperativa.

"Os credores somente estão em 'mora accipiendi' quanto aos valores depositados. Sobre a diferença entre as quantias devidas e as que foram depositadas, nos termos da correta decisão apelada acerca da correção monetária, incidem juros de mora de 1% ao mês."

 (Imagem: Freepik.)

Decisão da 1ª câmara reservada de Direito Empresarial.(Imagem: Freepik.)

Confira aqui a decisão.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas