MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Piso fixado em lei Federal vale para Estados e municípios? STF decide
Repercussão geral

Piso fixado em lei Federal vale para Estados e municípios? STF decide

Recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida discute a abrangência do piso de dentistas fixado em lei Federal.

Da Redação

sábado, 20 de maio de 2023

Atualizado em 21 de maio de 2023 07:56

STF irá decidir se os Estados e os municípios são obrigados a observar, na contratação de servidores públicos, o piso salarial da categoria profissional estabelecido por lei Federal. O assunto é objeto do RE 1.416.266, que teve repercussão geral reconhecida por unanimidade em plenário virtual (Tema 1.250).

No caso concreto, a Justiça Federal de Pernambuco, ao julgar ação civil pública ajuizada pelo CRO/PE - Conselho Regional de Odontologia, determinou que o município de Gravatá/PE retificasse o edital de seleção pública para contratação de dentistas para constar o piso salarial da categoria previsto na lei Federal 3.999/61.

Posteriormente, o TRF da 5ª região derrubou essa decisão, sob o fundamento de que os entes federativos têm competência legislativa autônoma para fixar a remuneração de seu pessoal.

 (Imagem: Pixabay)

O CRO alega que o TRF-5 teria violado competência privativa da União ao afastar a aplicação do piso.(Imagem: Pixabay)

Competência privativa

No RE, o CRO alega que o TRF-5, ao afastar a aplicação do piso previsto na lei e fazer prevalecer a norma municipal, teria violado a competência privativa da União para legislar sobre organização do sistema nacional de emprego e condições para o exercício de profissões (art. 22, inciso XVI, da Constituição Federal).

Relevância

Em sua manifestação pelo reconhecimento da repercussão geral, ministro Edson Fachin, relator do processo, frisou que a controvérsia tem relevância jurídica, política, econômica e social. A seu ver, a discussão é de interesse dos demais municípios, dos Estados e do Distrito Federal, além de refletir na remuneração de inúmeros servidores públicos estaduais e municipais.

Aplicação uniforme

Fachin observou que há precedentes da Corte assentando que todos os entes federativos devem observar o piso salarial previsto na lei Federal 3.361/61. Por outro lado, em decisão recente, no RE 1.361.341, a 1ª turma considerou indevida a imposição do piso nacional a servidores municipais estatutários.

Para o ministro, a questão ultrapassa os limites subjetivos da causa, especialmente em razão da necessidade de dar estabilidade aos pronunciamentos do STF e garantir aplicação uniforme da CF/88.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...