MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juiz limita a 30% descontos de dívidas em salário de professora
Empréstimos

Juiz limita a 30% descontos de dívidas em salário de professora

Em decisão, magistrado entendeu que limitação garante a preservação do mínimo existencial da devedora.

Da Redação

domingo, 21 de maio de 2023

Atualizado às 19:29

Juiz de Direito Gustavo Hungria, da 1ª vara Cível de Simões Filho/BA, concedeu liminar para que descontos de dívidas tenham limite de 30% da renda líquida de professora da rede pública. O magistrado entendeu que a limitação garante a preservação do mínimo existencial da mulher.

Juiz reconheceu que a renda da autora se encontra em situação comprometida. (Imagem: Pexels)

Juiz reconheceu que a renda da autora se encontra em situação comprometida.(Imagem: Pexels)

No processo, a mulher alegou que está com os seus proventos comprometidos com encargos financeiros e despesas regulares mensais acima da sua capacidade de pagamento.

Dessa forma, requereu uma liminar para que os descontos para pagamento de dívidas a serem depositados mensalmente em conta judicial tenham limite de 30%, bem como a suspensão de processos em que se discutam as obrigações do caso. 

Após analisar os autos, o magistrado reconheceu que a renda da autora se encontra em situação comprometida com o pagamento dos referidos encargos, afetando a garantia de preservação do mínimo existencial a que faz jus o sujeito.

Dessa forma, o juiz seguiu decisão do STJ em que "devem ser limitados a 30% da remuneração, tendo em vista o princípio da razoabilidade e do caráter alimentar dos rendimentos".

Diante do exposto, o magistrado deferiu a liminar para suspender os descontos atualmente realizados pelos réus na folha de pagamento da professora, limitando-os ao percentual de 30% dos vencimentos da autora, excetuados os descontos legais..

O escritório CH Advocacia atua pela devedora.

Veja a sentençaCH ADVOCACIA

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas