MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Morre desembargador aposentado Reynaldo Ximenes Carneiro
Falecimento

Morre desembargador aposentado Reynaldo Ximenes Carneiro

Magistrado participou ativamente das discussões da Constituinte de 1988, defendendo a autonomia do Poder Judiciário.

Da Redação

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Atualizado às 15:46

Faleceu nesta quinta-feira, 18, aos 83 anos, o desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro. O mineiro dedicou 33 anos de sua vida à magistratura, passando por importantes cargos no Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais.

O velório de Reynaldo Ximenes Carneiro acontece nesta quinta-feira, 18, na sede da Amagis - Associação dos Magistrados Mineiros, em Belo Horizonte/MG, das 13h às 16h. Posteriormente, o corpo será velado em sua cidade natal, Elói Mendes/MG, onde será feito o sepultamento na sexta-feira, 19, às 11h. 

Cortejo do magistrado seguirá para sua cidade natal, Elói Mendes, onde será velado e sepultado. (Imagem: Reprodução/Amagis - Associação dos Magistrados Mineiros)

Cortejo do magistrado seguirá para sua cidade natal, Elói Mendes, onde será velado e sepultado.(Imagem: Reprodução/Amagis - Associação dos Magistrados Mineiros)

Defesa da Magistratura

Reynaldo Ximenes foi voz importante na valorização dos magistrados. Durante a constituinte de 1988, momento no qual os Poderes Judiciário e Legislativo realmente tornaram-se independentes, o desembargador Lincoln Rocha, que presidia a Amagis à época, nomeou um grupo de magistrados, do qual Ximenes fazia parte, para trabalhar juntamente com magistrados de todo o País na criação de um projeto pela autonomia da magistratura. 

Para realizar tal mister, Reynaldo não mediu esforços se deslocando constantemente a Brasília para demonstrar aos parlamentares que a questão central era a autonomia financeira e administrativa do Judiciário, conseguindo que esses objetivos fossem incorporados à Constituição de 1988.

Trajetória 

Natural de Elói Mendes, no Sul de Minas, o desembargador formou-se na Faculdade Nacional de Direito, pela Universidade do Brasil - RJ (Turma de 1966). 

Entre 1973 e 1977, foi prefeito municipal de Elói Mendes, tendo, em seguida, ingressado na magistratura. Desde então, atuou nas comarcas de Varginha, Machado, Barbacena e Belo Horizonte.

Além disso, o desembargador foi presidente da Amagis - Associação dos Magistrados Mineiros (1990/91), vice-presidente da AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros (1991/92 e 1998/99), juiz do TRE/MG, presidente do Tribunal de Alçada de Minas Gerais (1996), vice-corregedor Geral de Justiça de Minas Gerais (2004/06) e 2º vice-presidente do TJ/MG e superintendente da Ejef - Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes.

Homenagem

"Ele construiu sua história na vida pública e entre sua família e seus amigos de maneira exemplar. Além de magistrado experiente e dedicado, vocacionado, nosso querido Ximenes era, acima de tudo, grande figura humana. Amigo, aconselhador, feitor de pontes e de união entre as pessoas, agregador. Um defensor incansável da Magistratura até o último momento. Um farol que sempre nos guiou nos períodos mais conturbados com firmeza e tranquilidade. E que continuará nos guiando com seu legado que fica registrado na história da Magistratura, da Amagis e em nossos corações. Perdemos, acima de tudo, um amigo."

Presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, que decretou luto oficial de três dias na Associação.

Informações: Amagis.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...