MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Educafro processa Google por jogo racista que simulava escravidão
Racismo

Educafro processa Google por jogo racista que simulava escravidão

ONG requer danos morais coletivos pela disponibilização do aplicativo na loja do Google.

Da Redação

terça-feira, 30 de maio de 2023

Atualizado às 09:56

ONG Educafro Brasil, sediada em São Paulo e voltada para formação profissional na área digital da comunidade negra, propôs ação civil pública contra o Google pela disponibilização do aplicativo "simulador de escravidão".

No jogo, presente na plataforma desde abril de 2023, o usuário simulava ser proprietário de pessoas em situação de escravidão.

A ONG pede indenização de R$ 100 milhões por danos morais coletivos, a qual será destinada a um fundo, com fiscalização do MP, para viabilizar iniciativas de combate ao racismo.

Em tutela de urgência, a Educafro requer a comprovação da exclusão integral do jogo da loja do Google, além da fiscalização, controle e coibição de existência de demais jogos com conteúdo discriminatório e ofensivo a minorias.

 (Imagem: Reprodução)

Loja do Google, Play Store, disponibilizava jogo que simulava escravidão.(Imagem: Reprodução)

Leonardo Amarante, especialista em Direito do Consumidor, ações coletivas e sócio do escritório Leonardo Amarante Advogados Associados que patrocina a ação, diz que a mera existência e disponibilização do aplicativo configura, além de gigantesca falha na política de controle de conteúdo do Google, atitude racista. 

"Esse jogo lamentável reforça um dos capítulos mais covardes da história brasileira e viola os direitos fundamentais mais caros consagrados na CF: as normas que protegem a honra e dignidade da pessoa humana e as normas que protegem a população negra contra o racismo", ressalta o advogado. 

Em nota, Frei David Santos OFM, diretor executivo da ONG, disse que a comunidade brasileira precisa ser firme no combate a todas as formas de racismo. 

"Tanto os desenvolvedores do game, quanto a plataforma que os comercializa, estão em flagrante delito, praticando ao mesmo tempo, crimes de racismo e contra o consumidor. O jogo explora, sem reservas, a possibilidade de que pessoas negras sejam tratadas como objeto da ganância e até da luxúria de 'senhores de escravos'. É trágica a ideia de que, alguém imagine a possibilidade de obter lucro produzindo um game que explora a dor do povo afro-brasileiro. A Google e a produtora do game banalizam essa forma extrema de violência, que é uma ferramenta maligna dos supremacistas que consiste na redução do ser humano à condição de escravizado. O holocausto negro, como o holocausto judeu, nunca poderá ser usado como fonte de entretenimento, principalmente por empresas transnacionais."

Veja a íntegra da inicial.

Caso

No último dia 24, doze dias após a "celebração" dos 135 anos da Lei Áurea no Brasil, foi noticiada a existência de um aplicativo para celulares denominado "simulador de escravidão", o qual era comercializado na plataforma "Google Play Store", há mais de 35 dias. 

O jogo contava com mais de 1.000 downloads, quase 70 avaliações e classificação livre. Ele foi desenvolvido pela empresa MagnusGames, um estúdio de criação que possui outros 14 jogos publicados na loja do Google, classificados como "estratégia" e "simulação", dentre eles um "simulador de homicídios".

A premissa do "simulador de escravidão", ambientado no ano 1.600, era simular a condição de proprietário de escravos no Brasil colonial e ganhar pontos e dinheiro por comprar, vender, açoitar e torturar pessoas negras em situação de escravidão.

Segundo a ficha técnica do aplicativo, com os dizeres: "Torne-se um rico proprietário de escravos ou consiga a abolição da escravidão. Tudo está em suas mãos".

Ao ingressar no game o usuário poderia escolher dois objetivos diversos: "Caminho do Tirano" ou "Caminho do Libertador". Também informava a existência de três "tipos" de escravos: "trabalhadores, gladiadores e escravos de prazer". 

Na primeira página do aplicativo um escarnecimento: a desenvolvedora informava que a criação do aplicativo tinha como finalidade o "entretenimento" e que todo o conteúdo era "fictício", com "coincidências acidentais".

No decorrer do jogo algumas orientações eram dadas, como, por exemplo, a de que escravos poderiam fugir ou tentar começar uma rebelião.

O jogador deveria contratar guardas para a fiscalização dos escravos, e, o dinheiro ganho pelo senhor de engenho poderia ser utilizado para "subornar funcionários" e evitar o processo de abolição. Se esta ocorresse, o jogador perdia.

 (Imagem: Reprodução )

Jogo possibilitava que o usuário simulasse o papel de um "senhor de escravo" e impedisse a abolição.(Imagem: Reprodução )

Reações

No mesmo dia 24, após pressão da mídia, o Google retirou o aplicativo da plataforma. Em nota, informou que não permite aplicativos que promovam violência ou incitem ódio contra indivíduos ou grupos com base em raça ou origem étnica. 

MPF e o MP/SP instauraram procedimento para investigar e apurar o jogo. A OAB/RJ manifestou repúdio ao jogo por meio de nota oficial.

Na ala política, o deputado Federal Ivan Valente representou o MPF/DF para investigar o caso e a vereadora do Rio de Janeiro, Thais Ferreira,  apresentou representação ao MP/RJ contra o aplicativo.

Já o ministério da Igualdade Racial contatou o Google para elaborar, conjuntamente, filtro que não permita a disseminação de discursos de ódio, intolerância e racismo. 

Leonardo Amarante Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas