MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Em evento, AASP celebra tradição e história dos 80 anos da associação
Ideais

Em evento, AASP celebra tradição e história dos 80 anos da associação

A cerimônia faz parte de uma série de ações que a Associação prepara durante 2023 para marcar as oito décadas de história.

Da Redação

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Atualizado em 2 de junho de 2023 18:06

"O evento de hoje é sobre os ideais defendidos pela AASP ao longo desses 80 anos. E nós não podemos falar dos ideiais da AASP sem falar de Theotonio Negrão". Foi assim, citando um dos presidentes mais célebres, que Eduardo Foz Mange, presidente da AASP, iniciou seu discurso, que deu o tom de toda a cerimônia "AASP e seus Ideais", que ocorreu na noite de 31 de maio.

Theotonio Negrão foi o 4º presidente da entidade e é também o nome do edificio que abriga a Unidade Centro da AASP, local em que a cerimônia foi realizada.

 (Imagem: Divulgação)

A cerimônia faz parte de uma série de ações que a AASP prepara durante este ano.(Imagem: Divulgação)

Eduardo Mange relembrou algumas passagens importantes de Theotonio Negrão à frente da AASP e ressaltou como sua atuação foi importante na construção dos ideais que a Associação carrega até o momento presente. Em seguida, o presidente convidou ao palco Silvia Rodrigues Pachikoski, atual vice-presidente, e os ex-presidentes: Viviane Girardi (41º presidente), José Rogério Cruz e Tucci (25º presidente), Clito Fornaciari Júnior (22º presidente) e Antônio Cláudio Mariz de Oliveira (17º presidente).

Silvia Pachikoski fez um breve discurso sobre a importância de realizar cerimônias como essa e convidar membros que fizeram parte dos 80 anos de história da AASP. "Hoje me foi dada a missão de mediar essa homenagem. E nada melhor do que quatro grandes ex-presidentes para falar um pouco de democracia e da participação desta casa na defesa da advocacia, da Constituição e dos direitos dos cidadãos. E da grande missão de dar apoio aos advogados e aos nossos associados", afirmou.

Na sequência, passou a palavra para Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, que contou como foi acompanhar o crescimento da entidade. "Eu me lembro que, a cada reunião de diretoria, nós, interiormente, rezávamos, porque vinha o balanço do número de associados que haviam sido admitidos naquela semana e eram poucos. De repente, alguém me diz, anos atrás, que estamos com 70 mil e isso foi possível graças a todos nós e a vocês. Lutar pelo crescimento é algo heróico, mas manter o crescimento é algo tão heróico quanto", discursou o 17º presidente da AASP.

O segundo convidado a dar seu depoimento foi Clito Fornaciari Júnior, 22º presidente e idealizador do formato atual do Boletim AASP. "Antes de chegar à presidência da Associação, eu havia sido diretor do Boletim e achei que ele pudesse ser usado mais diretamente, passamos a noticiar o que acontecia", disse ao explicar quando o importante produto editorial da AASP adotou o perfil mais informativo e moderno, que segue até os dias de hoje, acompanhando as tendências. "Essa participação e proximidade da Associação no dia a dia do exercício da profissão para oferecer amparo foi e continua sendo muito importante", recordou Fornaciari.

José Rogério Cruz e Tucci iniciou seu discurso falando sobre a celebração: "É uma satisfação enorme estar aqui com vocês. O Mariz fala do passado com um sabor do presente e me trouxe memórias", contou o 25º presidente da entidade. "O advogado anônimo é quem merece a proteção da AASP durante todo esse tempo. Além disso, a Associação tem aberto caminhos para que os advogados busquem conhecimento", completa Tucci.

Viviane Girardi foi a primeira mulher a presidir a entidade. Em seu relato, lembrou o início da digitalização e introdução de ferramentas tecnológicas na realização do trabalho. "A tecnologia nos causou um impacto na forma do exercício da advocacia. Ela deu mãos e braços para que a Associação saísse de São Paulo e a entidade se transportou da capital e depois do Estado, com os espaços de inovação que sempre conseguimos dar, mostrando a capacidade da AASP de se reinventar e tentando abranger um campo maior de advogados. E hoje é uma realidade: nós temos associados em todos os estados da Federação", afirmou Viviane.

Confira aqui toda a programação que a Associação prepara para marcar as oito décadas de história.

AASP - Associação dos Advogados de São Paulo

Patrocínio

Patrocínio Migalhas