MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF autoriza diplomação de Luiz Carlos Hauly na vaga de Dallagnol
Plenário virtual

STF autoriza diplomação de Luiz Carlos Hauly na vaga de Dallagnol

Maioria dos ministros referendaram decisão de Toffoli que ressalta que para suplente não se faz exige votação equivalente a 10% do quociente eleitoral.

Da Redação

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Atualizado em 10 de junho de 2023 08:52

Maioria do STF confirmou que a vaga do ex-deputado Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados será ocupada por Luiz Carlos Hauly, suplente do Podemos. Ministros consideraram que para a definição dos suplentes da representação partidária, não se faz mister a exigência de votação nominal prevista no art. 108, equivalente a 10% do quociente eleitoral.

 (Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Luiz Carlos Hauly ocupará vaga de Deltan Dallagnol na Câmara.(Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

 

Ao dar provimento a recurso ordinário para negar o registro da candidatura de Deltan Dallagnol, o TSE manteve o cômputo dos votos em favor da legenda do candidato. No entanto, o Tribunal Regional, por verificar que no partido de Deltan Dallagnol não havia candidato que tivesse atingido a votação nominal, deixou de considerar eleito Luiz Carlos Hauly, que é do mesmo Partido, e proclamou eleito Itamar Paim, do Partido Liberal.

Na quarta-feira, 7, Toffoli aceitou recurso protocolado pelo partido para derrubar a recontagem de votos feita pelo TRE do Paraná após a decisão do TSE que cassou o mandato de Deltan.  

Pela decisão do ministro, a vaga do ex-procurador da Lava Jato ficará com Hauly, e não com o candidato Itamar Paim (PL), que chegou a ser declarado pelo TRE como substituto de Deltan.

Em seu voto, Toffoli ressaltou que a hipótese analisada é distinta daquela em que o registro de candidatura venha a ser cassado pela prática de ilícitos eleitorais graves (falsidade, fraude, captação ilícita de sufrágio e abuso de poder). "Nessas situações, os votos são inválidos e é inviável o aproveitamento dos votos dados ao candidato pelo respectivo partido político", ressaltou.

Toffoli ressaltou dispositivos legais que demonstram que para a definição dos suplentes da representação partidária, não se faz mister a exigência de votação nominal prevista no art. 108, equivalente a 10% do quociente eleitoral.

"A situação dos autos amolda-se à tese firmada na ADIn 4.513, na qual o STF, em atenção aos princípios democrático, da soberania popular e da centralidade dos partidos políticos no sistema proporcional, acolheu a tese de que o art. 175, § 4º, do Código Eleitoral autoriza o cômputo dos votos à legenda do candidato, se, no momento da disputa eleitoral, o candidato estava com o registro deferido e, posteriormente, sobreveio decisão pelo indeferimento."

Assim, votou para referendar a liminar e autorizar a imediata diplomação do então suplente Luiz Carlos Hauly.

Seguiram o relator os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, André Mendonça, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso.

Em divergência, o ministro Edson Fachin considerou que não seria possível tratar o indeferimento do registro, ainda que posteriormente decidido em âmbito recursal, como se fosse suplência.

"É que o indeferimento do registro nessa fase assegura a validade dos votos ao partido, mas a validade dos votos do partido não equivale a uma garantia de cadeira. Isso porque, nos estritos termos do art. 108 do Código Eleitoral, só é possível considerar alguém eleito, se houverem sido preenchidos o quociente partidário e a cota nominal."

Para o ministro, a validade dos votos de candidato cujo registro foi indeferido deve ser tratada como se fosse voto de legenda: auxilia o partido a obter o quociente partidário, mas não dispensa os candidatos da obtenção de votação nominal correspondente à 10% do quociente eleitoral.

Diante disso, votou por não referendar a decisão. Entenderam da mesma forma os ministros Luiz Fux e Rosa Weber.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas