MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Procurador que agrediu chefe é julgado inimputável e será internado
Violência

Procurador que agrediu chefe é julgado inimputável e será internado

Por ter tido conclusão diagnóstica de que ele sofre de esquizofrenia paranoide, foi considerado caso de absolvição imprópria.

Da Redação

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Atualizado às 11:33

O procurador Demétrius Oliveira Macedo, acusado de agressão a sua colega, Gabriela Samadello Monteiro de Barros, foi considerado inimputável após diagnóstico de esquizofrenia paranoide. Decisão é do juiz de Direito Raphael Ernane Neves, da 1ª vara de Registro/SP, que determinou a internação do procurador pelo prazo mínimo de três anos.

No dia 20 de junho de 2022, Demétrius agrediu a superior com golpes na cabeça, chamando-a de nomes de baixo calão. O acusado foi detido e internado em hospital psiquiátrico após apresentar comportamento de personalidade narcisista e combativa.

Ao analisar o caso, o juiz pontuou que o acusado foi examinado por cinco médicos, e todos concluíram que ele possui esquizofrenia paranoide.

"O acusado no processo penal, por mais que reconhecido tenha praticado fato típico e antijurídico, não pode ser responsabilizado penalmente, porque seu comportamento não pode ser tomado como crime, porque o agente não é culpável."

O juiz, então, concluiu que seria caso de absolvição imprópria, uma vez que ele "somente se defendeu argumentando não ser capaz de entender o caráter ilícito do fato".

Assim, absolveu o homem da imputação, por ausência do pressuposto elementar da culpabilidade e, por consequência, aplicou medida de segurança, na modalidade de internação.

A decisão determina o prazo mínimo de três anos para a internação em hospital de custódia.

Veja decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA