MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pais que perderam bebê por negligência médica terão pensão vitalícia
Negligência médica

Pais que perderam bebê por negligência médica terão pensão vitalícia

Nos autos, consta que a gestante procurou atendimento médico diversas vezes, queixando-se de fortes dores abdominais, porém, sempre era liberada com prescrição de analgésico e sem realização de exame de imagens.

Da Redação

domingo, 18 de junho de 2023

Atualizado em 16 de junho de 2023 15:39

Município de SC e hospital foram condenados solidariamente a indenizar um casal que perdeu a filha por negligência médica ainda durante período gestacional. Além da reparação por danos morais e materiais, a Justiça reconheceu o direito dos pais a pensão mensal vitalícia.

Consta que a gestante procurou por diversas vezes atendimento na unidade hospitalar, queixando-se de fortes dores e desconfortos abdominais. O atendimento foi realizado por diferentes profissionais, porém com diagnóstico e recomendações semelhantes, sendo a paciente liberada com prescrição de analgésico e em nenhuma das consultas encaminhada para a realização de exames de imagens.

Somente quando procurou os serviços de um pronto-atendimento público, já relatando não sentir movimentação fetal, foi direcionada para ecografia, porém já era tarde - restava confirmado o óbito, sendo assim necessária a realização de cesárea.

 (Imagem: Freepik)

Foi constatado o óbito quando a gestante procurou o pronto-atendimento e informou que não estava sentindo movimentação fetal.(Imagem: Freepik)

Citados, o hospital não apresentou defesa e o município alegou que o acompanhamento gestacional transcorreu corretamente e que os atendimentos prestados seguiram os protocolos clínicos respectivos.

Porém, foi anotado na sentença que houve falha na prestação dos serviços, uma vez que a gestante buscou socorro por pelo menos seis vezes e em nenhuma das oportunidades lhe foi solicitada a realização de ecografia obstétrica para entender o motivo das constantes queixas de dor e desconforto.

O laudo do exame cadavérico apontou como causa da morte sofrimento fetal, e a prova pericial solicitada concluiu que não foram disponibilizados todos os meios adequados para o atendimento da gestante. Logo, há dever de indenizar, concluiu a magistrada da causa.

"Ante o exposto, condeno os réus solidariamente ao pagamento de R$ 100 mil a título de danos morais, de R$ 800,00  a título de danos materiais, de pensão mensal vitalícia no valor de 2/3 do salário mínimo desde a data em que a filha deles completaria 14 anos de idade até seus 25 anos, e no valor de 1/3 do salário mínimo até a data em que completaria 65 anos de idade, ou até o falecimento dos beneficiários."

O número do processo não foi disponibilizado.

Informações: TJ/SC.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas