MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Sensação de humilhação", diz advogado retirado de audiência
Copo d'água

"Sensação de humilhação", diz advogado retirado de audiência

Após advogado dar copo d'água à testemunha que estava chorando, juiz mandou policiais o retirarem da audiência.

Da Redação

sábado, 17 de junho de 2023

Atualizado em 19 de junho de 2023 07:35

Em entrevista à TV Migalhas, o advogado Willer Souza Alves falou do episódio que aconteceu no mês passado, quando foi retirado de audiência com uso de força policial. "A sensação é de humilhação. Eu não estava fazendo baderna, eu estava advogando", disse.

O juiz mandou Willer ser retirado do local após ele oferecer água à testemunha em um copo de vidro.

"Ainda que tivesse essa previsão de não poder o copo de vidro, tudo poderia ter sido contornado com um pedido: 'doutor, pode trocar o copo, porque não pode copo de vidro?'", desabafou.

Segundo Willer, o juiz quis definir o que o advogado poderia ser durante a audiência. "Juiz não define nada a não ser a decisão do processo. Sobre o advogado o juiz não define nada. Quem define o que o advogado é, é o próprio advogado", acrescentou

O magistrado poderia ter requerido com respeito e urbanidade, acredita Willer. Para ele, o magistrado agiu com desdém.

"Em outro momento, ele diz: 'eu sou juiz e você advogado'. Como se houvesse hierarquia, e não há. Todos estão em pé de igualdade e devem ser tratados com urbanidade e respeito. Bastava o juiz ter respeito para com o advogado que nada daquilo teria acontecido."

O advogado subiu ao palco do Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal para falar sobre o caso. "As pessoas esquecem que nós somos humanos. Eu sou advogado, sou garçom, eu sirvo liberdade, eu sirvo humanidade", ressaltou.

"Esse processo é difícil, envolve a morte de uma criança de dois anos, uma acusação muito grave contra meu cliente, mas nem por isso vamos retroceder aos direitos e garantias que cada um tem."

Reclamação no CNJ

Na última semana, a Abracrim - Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas ingressou com uma reclamação no CNJ contra o juiz que expulsou o advogado da audiência. A entidade apontou que houve "conduta desrespeitosa, humilhante e preconceituosa" por parte do magistrado.

Ao Migalhas, o presidente da Abracrim, Sheyner Asfóra, falou sobre o caso:

"Diante dessa violência estatal, não tivemos alternativa senão acionar o magistrado no CNJ para que possa ser mais bem esclarecida essa situação. Não podemos achar normal essa situação de magistrado estar expulsando advogado de audiência."

Relembre

Em maio, o advogado foi retirado de audiência após levar um copo d'água a testemunha que estava chorando. O juiz Carlos Alberto Garcette determinou o uso de força policial para a retirada de Willer Souza Alves.

Segundo informações, uma testemunha prestava depoimento quando começou a chorar. O advogado, então, teria passado em frente ao magistrado e entregue um copo d'água para a mulher.

O fato gerou discussão quando o juiz teria dito ao advogado que era permitido que ele fizesse apenas a função de defesa durante a audiência e que não era permitido copo de vidro para testemunhas.

Após o juiz mandar os policiais retirarem o advogado, ele suspendeu a sessão. "Isso é para se aprender que aqui tem juiz. Quem decide as coisas aqui é o juiz. O advogado faz o papel de advogado", disse.

Após o ocorrido, a OAB/MS instaurou processo de desagravo contra o magistrado. "A OAB/MS reafirma seu compromisso diário na luta pelo respeito às prerrogativas da advocacia", diz nota.

O evento

Nos dias 14, 15 e 16 de junho, aconteceu o Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal, promovido pela Abracrim - Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, em Brasília/DF.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...