MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sem provas, servidora do INSS é absolvida da acusação de estelionato
Absolvição

Sem provas, servidora do INSS é absolvida da acusação de estelionato

Colegiado entendeu que não havia standard probatório suficiente para condenação de mulher.

Da Redação

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Atualizado às 14:51

5ª turma do TRF-3 absolve servidora do INSS condenada a nove anos por estelionato por falta de provas e afasta responsabilização por mero exercício de função em autarquia pública.

No caso, uma gerente de agência do INSS foi acusada de conceder benefícios previdenciários sem que ficasse efetivamente comprovado o exercício de atividade laboral, em prejuízo do instituto, tendo assim obtido vantagem indevida.

Em 1ª instância, o juiz condenou a funcionária a pena de nove anos e quatro meses por estelionato contra a autarquia federal.

Em recurso, a defesa da acusada alegou que a mulher não se envolvia diretamente a habilitação e concessão de benefícios, tendo seu nome vinculado ao caso meramente por ocupar cargo gerencial na agência em que ocorreu o suposto fato.

Justiça Federal absolve condenada por estelionato. (Imagem: Freepik)

Justiça Federal absolve condenada por estelionato. (Imagem: Freepik)

De acordo com o voto do desembargador federal Ali Mazloum, relator do caso, "no processo penal, para que haja uma condenação, é essencial que seja atingido o standard probatório minimamente satisfatório.

"Não é a situação que se verifica no presente caso, uma  vez que não há qualquer documento, testemunha ou outro indício da existência de liame subjetivo entre eles [acusados]."

O desembargador conclui apontando que, nesse caso, "é impensável que se tenha atingido o standard probatório indispensável à condenação criminal, qual seja, a prova 'além da dúvida razoável'".

Com isso, por 3 votos a 0, a turma absolveu a acusada por ausência de provas, apontando não haver vínculo demonstrando entre o beneficiário, suas ações, e a gerente.

A advogada Clarissa Höfling, sócia do Höfling Sociedade de Advogados, atua pela servidora.

Leia o acórdão.

Höfling Sociedade de Advogados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...