MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 9 de julho: Revolução Constitucionalista completa 91 anos
1932

9 de julho: Revolução Constitucionalista completa 91 anos

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento pela promulgação de uma Constituição em São Paulo que levou a uma das maiores lutas armadas internas no Brasil.

Da Redação

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Atualizado às 07:41

O próximo domingo, 9 de julho, marca os 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, movimento armado que marcou a insurgência paulista à Revolução de 30.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento pela promulgação de uma Constituição em São Paulo que levou a uma das maiores lutas armadas internas no Brasil.

Tudo aconteceu porque, em 1930, o presidente Washington Luís, representante dos paulistas, rompeu a aliança com os mineiros e indicou o governador de São Paulo Júlio Prestes como seu sucessor, que venceu as eleições.

As oligarquias mineiras não aceitaram o resultado e, por meio de um golpe de Estado articulado com os Estados do Rio Grande do Sul e da Paraíba, colocaram Getúlio Vargas no poder.

O novo presidente fechou o Congresso Nacional, anulou a Constituição de 1891 e depôs governadores de diversos Estados, passando a nomear interventores. As medidas desagradaram profundamente as elites paulistas.

A partir de 1931, se junta a essa elite deposta um "grupo mais moderno", que exige do governo a criação de uma Carta Magna que regesse a legislação do país. Ao mesmo tempo em que se formava esse grupo opositor, fortaleciam-se, em São Paulo, os chamados tenentistas, constituídos não apenas por militares, mas também de civis que agiam sob sua liderança.

No dia 23 de maio de 1932, essas forças se encontraram e se defrontaram nas ruas de São Paulo, o que resultou na morte de alguns estudantes em praça pública, conhecidos pelas iniciais MMDC (Martis, Miragaia, Dráusio e Camargo). Mais tarde, adicionou-se a letra A, de Alvarenga, ao final da sigla, de outro jovem que acabou morto por causa do conflito. Esse foi o estopim que deu início no dia 9 de julho de 1932 à Revolução Constitucionalista.

Com a ajuda dos meios de comunicação em massa, o movimento ganhou apoio popular e mobilizou 35 mil homens pelo lado dos paulistas, contra 100 mil soldados do governo Vargas. Depois de negociações, envolvendo anistia aos rebeldes e facilidades para o exílio dos líderes civis e militares do movimento, os paulistas anunciaram sua rendição em 2 de outubro de 1932.

A atual sede do Legislativo paulista, o Palácio 9 de Julho, foi nomeado em referência à data que marca o início da revolução, e construído próximo ao Obelisco aos Heróis de 32, localizado no Ibirapuera.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Revolução Constitucionalista completa 91 anos no dia 9 de julho.(Imagem: Arte Migalhas)

História em vida

Há 10 anos, Migalhas visitou o Memorial'32, no IHGSP - Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, e registrou documentos, obras, periódicos e artefatos dos mais variados que narram os acontecimentos da luta constitucionalista.

O Memorial, inaugurado em 2005, abriga acervo raro deste capítulo importante da história nacional.

Relembre:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas