MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF declara constitucional o Estatuto Geral das Guardas Municipais
Estatuto das Guardas Municipais

STF declara constitucional o Estatuto Geral das Guardas Municipais

Restou confirmada, dentre outros assuntos, a possibilidade da guarda municipal atuar como fiscal de trânsito.

Da Redação

terça-feira, 11 de julho de 2023

Atualizado às 17:43

O plenário do STF declarou constitucional o Estatuto Geral das Guardas Municipais - lei Federal 13.022/14. A decisão unânime foi tomada na sessão virtual finalizada em 30/6, no julgamento da ADIn 5.780.

A AGTBrasil - Associação Nacional dos Agentes de Trânsito no Brasil, autora da ação, questionava, entre outros pontos, a atribuição de atividade fiscalizadora de trânsito às guardas municipais prevista no Estatuto.

 (Imagem: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio)

Atuação da guarda municipal como fiscal de trânsito foi validada pela decisão do STF.(Imagem: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio)

Normas gerais

O relator, ministro Gilmar Mendes, explicou que a lei federal apenas estabelece normas gerais da organização, instituição e exercício das guardas municipais, o que se insere na competência da União. Segundo ele, a legislação preserva a autonomia dos municípios, pois deixa a cargo de cada um a criação das guardas municipais e a definição de sua estrutura e funcionamento, desde que observadas as normas gerais.

Trânsito

Quanto ao poder de polícia de trânsito, o ministro observou que ele pode ser amplamente desempenhado pelo município e, se necessário, delegado, conforme previsão do CTB. Também não há impedimento para que a guarda municipal exerça funções adicionais às previstas constitucionalmente, como a fiscalização do trânsito.

Veja o voto do relator.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas