MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF anula recebimento da denúncia com possível busca pessoal ilícita
Anulação

STF anula recebimento da denúncia com possível busca pessoal ilícita

Relator determinou que juízo de primeira instância revisse a defesa prévia.

Da Redação

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Atualizado em 17 de julho de 2023 08:26

Ministro Gilmar Mendes, do STF, anulou o recebimento de denúncia contra um acusado de tráfico, em razão do não enfrentamento de teses apresentadas pela sua defesa. Ao decidir no HC 222.049, o relator determinou que o juízo de primeira instância analise adequadamente os argumentos veiculados na defesa prévia.

Busca pessoal

O réu foi preso em flagrante com 135 gramas de entorpecentes, que seus advogados alegam ser para consumo próprio. Após a conversão do flagrante em prisão preventiva, eles apresentaram defesa prévia em que apontavam, entre outros pontos, a ilicitude da busca pessoal, que seria baseada apenas na "atitude suspeita" narrada pelos policiais. Segundo a defesa, esse ponto não teria sido apreciado pelo magistrado no ato de recebimento da denúncia.

 (Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

Ministro Gilmar Mendes considerou como cerceamento de defesa o não enfrentamento da tese de nulidade da busca pessoal.(Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

Após ter pedidos de habeas corpus rejeitados no TJ/SP e no STJ, a defesa reiterou no STF o pedido de anulação dos atos processuais desde o recebimento da denúncia, para que sejam apreciadas as teses defensivas.

Atropelo

Em sua decisão, o ministro observou que não houve o enfrentamento de uma tese relevante da defesa (nulidade da busca pessoal), que, inclusive, tem sido acolhida em posicionamentos recentes do STJ, e essa omissão afronta o direito do réu de ter suas teses devidamente analisadas, nos termos do art. 315 do CPP. A seu ver, houve "atropelo de etapa processual relevante", o que indica cerceamento de direito de defesa.

Confira o acórdão

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...