MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/BA limita a 30% descontos em conta de cliente superendividado
Superendividamento

TJ/BA limita a 30% descontos em conta de cliente superendividado

Colegiado considerou que redução do desconto garante ao cliente o mínimo existencial.

Da Redação

domingo, 23 de julho de 2023

Atualizado em 21 de julho de 2023 14:52

Cliente superendividado terá descontos de empréstimos em conta corrente limitados a 30% dos vencimentos líquidos. Decisão é da 3ª câmara Cível do TJ/BA, ao manter liminar da relatora, desembargadora Rosita Falcão de Almeida.

Em 1ª instância, o cliente requereu que os descontos de empréstimos em seus proventos fossem reduzidos a 30% dos vencimentos líquidos. O juiz de Direito da vara dos feitos de Rel. de Cons. Civ. e Comerciais de Caetité/BA indeferiu o pedido liminar, com base no Tema 1.085 do STJ. De acordo com o Tema, são lícitos descontos de parcelas de empréstimos bancários comuns em conta corrente, ainda que usada para receber salários, desde que previamente autorizado pelo mutuário e enquanto a autorização perdurar. 

Em agravo de instrumento, o autor apontou que sua situação não guardaria paralelo com a referida Tese, pois se encontra em estado de superendividamento. Então, requereu o deferimento da tutela de urgência para limitar o desconto a 30% dos vencimentos líquidos, com o fim de garantir o mínimo existencial.

 (Imagem: Freepik)

Cliente requereu que descontos de empréstimos em conta corrente fossem reduzidos a 30% para não comprometerem seu mínimo existencial.(Imagem: Freepik)

Monocraticamente, a relatora Rosita Falcão de Almeida Maia, da 3ª câmara Cível do TJ/BA, deferiu a liminar. Posteriormente, o colegiado manteve a decisão. 

De acordo com a relatora, o pedido, a priori, encontra respaldo no art. 54-A da lei 14.181/21, que trata do superendividamento do consumidor.

Segundo a magistrada, mesmo que os empréstimos tenham previsão de desconto em conta corrente, documentos nos autos provam que a remuneração do cliente não é suficiente para cobrir prestações mensais dos empréstimos sem comprometer o mínimo existencial. 

O escritório Guedes & Ramos Advogados Associados representa o consumidor.

Leia o acórdão.

Guedes & Ramos Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...