MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Claudia Lima Marques é eleita 1ª presidente latino-americana da IACL
Internacional

Claudia Lima Marques é eleita 1ª presidente latino-americana da IACL

A International Association of Consumer Law é a mais importante associação científica de Direito do Consumidor.

Da Redação

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Atualizado às 09:00

Claudia Lima Marques, professora titular de Direito Internacional Privado da UFRGS e professora permanente do PPGD UFRGS e UNINOVE foi eleita, em 20 de julho de 2023, como a primeira presidente latino-americana da IACL - International Association of Consumer Law, na Bélgica.

Fundada em 1991, a IACL é a mais importante associação científica de Direito do Consumidor, reunindo renomados pesquisadores e professores, de todos os continentes, interessados em política e Direito do Consumidor.

Em seus mais de 30 anos, além de várias publicações, a IACL já realizou eventos no Brasil (em São Paulo e em Porto Alegre), Argentina, Canadá, Finlândia, Malásia, Nova Zelândia, Grécia, Inglaterra, Austrália, Índia, África do Sul, Países Baixos, Estados Unidos da América e Alemanha.

Entre os seus presidentes constam Thierry Bourgoignie (Bélgica), Iain Ramsay (Canadá), Thomas Wilhelmsson (Finlândia), Sothi Rachagan (Malásia), Geraint Howells (Inglaterra), Gail Pearson (Austrália), Michelle Kelly-Low (África do Sul) e agora a pesquisadora 1 A do CNPq e também CDEA-DAAD - Diretora do Centro de Estudos Europeus e Alemães, Claudia Lima Marques.

A IACL é ONG convidada da ONU (UNCTAD, UNCITRAL, UNIDROIT e UNWTO), assim como da Conferência de Haia de Direito Internacional Privado, tendo ajudado vários países a estabelecer suas políticas de proteção do consumidor.

A eleição aconteceu durante o 18° Congresso da Associação, organizado no IFF, Max-Planck Institut e Buccerius Law School de 19 a 21 de julho, em Hamburgo, na Alemanha.

 (Imagem: Divulgação)

Claudia Lima Marques foi eleita primeira presidente latino-americana da International Association of Consumer Law.(Imagem: Divulgação)

Currículo

Claudia Lima Marques, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS (1985), é doutora pela Universidade de Heidelberg, Alemanha (1996), mestre pela Universidade de Tübingen, Alemanha (1987), especialista em Integração Europeia pela Universidade de Saarlandes, Alemanha (1988), com estágio pós-doutoral em Heidelberg (2003).

É Presidente do Comitê de Proteção Internacional do Consumidor da International Law Association-ILA, Londres, diretora da ILA, Branch Brazil. Diretora da Associação Luso-Alemã de Juristas - Deutsch-Lusitanische Juristenvereinigung-DLJV, Berlin e líder da rede Alemanha-Brasil de Pesquisas em Direito do Consumidor DAAD-CAPES.

Ex-presidente da ASADIP, Asociación Americana de Derecho Internacional Privado, Asunción, Paraguai e do Brasilcon- Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, Brasília.

É vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor - Conselho Federal da OAB, sendo responsável na ESA CFOAB pelo tema de Direito do Consumidor.

Líder do Grupo de Pesquisa CNPq ‘Mercosul, Direito do Consumidor e Globalização’, é Pesquisadora 1A do CNPq e assessora da presidência da CAPES, tendo sido eleita representante do Direito no CSA do CNPq.

Com extensa publicação no Brasil, Alemanha, Inglaterra, França e Argentina, atua como professora convidada e palestrante em diversas universidades no mundo, em especial na Argentina, Uruguai, França, Alemanha e China.

Expert do ministério da Justiça, do ministério de Relações Exteriores, do Mercosul, do Banco Mundial e da UNWTO - Organização Mundial do Turismo da ONU, atuou pelo Brasil como negociadora na OEA-Organização dos Estados Americanos e na Conferência de Haia.

É doutora honoris causa pela Universidade de Giessen na Alemanha e pela Université de Savoie Mont-Blanc, França.

Foi a relatora-geral da Comissão de Juristas do Senado Federal para a atualização do Código de Defesa do Consumidor. É membro da Comissão para elaborar o substitutivo do Marco Legal da Inteligência Artificial. Tendo sido entre 1988 e 1990, assessora do ministro da Justiça quando da elaboração do Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Tem experiência nas áreas de Direito Civil e Econômico, Direito do Consumidor, Direito Internacional Privado, Mercosul, Direito Privado e Digital, Direito de Família e da Proteção das Crianças.

Dentre os seus livros destacam-se “Contratos no Código de Defesa do Consumidor”, “Confiança e a proteção do consumidor no Comércio eletrônico” (Prêmio Ada Pellegrini Grinover de melhor obra em Direito do Consumidor), “Direito Privado e a Proteção dos Vulneráveis” (Prêmio Jabuti), “Diálogo das fontes”, “Contratos de Serviços em tempos digitais”, todos pela Ed. RT-Thomson Reuters.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA