MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Banco indenizará cliente que teve nome negativado indevidamente
TJ/MG

Banco indenizará cliente que teve nome negativado indevidamente

Segundo o magistrado, ocorrido evento danoso, como no caso, “surge a necessidade de reparação, não havendo que se cogitar da prova do prejuízo".

Da Redação

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Atualizado em 22 de julho de 2023 08:26

Juiz de Direito Renan Bueno Ribeiro, do juizado especial de Perdões/MG, condenou um banco por cobrança ilegítima e consequente negativação indevida do nome de uma cliente. Segundo o magistrado, cabia a empresa comprovar a contratação dos serviços que originaram a dívida, o que não ocorreu.

Em síntese, uma consumidora alega que após fazer acordo de renegociação de dívida com o banco e quitar o valor acordado, teve seu nome inserido no Serasa. Assim, pede pela declaração de inexistência do débito, bem como indenização por danos morais pelo ocorrido.

Na sentença, o magistrado, inicialmente, destacou que não houve demonstração da contratação dos serviços, uma vez que a instituição financeira não comprovou a existência dos débitos que motivaram a negativação do consumidor. E, na visão do juízo, ocorrido evento danoso, como no caso, “surge a necessidade de reparação, não havendo que se cogitar da prova do prejuízo, se presentes os pressupostos legais reclamados para a composição do dano”.

No mais, asseverou que jurisprudência do STJ é pacificada no sentido de que “o dano moral, oriundo de inscrição ou manutenção indevida em cadastro de inadimplentes, prescinde de prova”.

Assim, julgou procedente os pedidos para declarar a inexistência do débito, bem como determinar que o banco exclua definitivamente o nome da consumidora dos cadastros de proteção ao crédito. A decisão também condenou a instituição financeira ao pagamento de R$ 4 mil a título de danos morais.

 (Imagem: Freepik)

Banco é condenado por negativar nome de cliente por dívida indevida.(Imagem: Freepik)

O escritório Guedes & Ramos Advogados Associados atua na causa.

Leia a sentença.

Guedes & Ramos Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA