MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Rosa Weber cita Jorge Amado em voto: "sociedade continua misógina"
Supremo | Sessão

Rosa Weber cita Jorge Amado em voto: "sociedade continua misógina"

Ministra realizou análise da legítima defesa da honra a partir da obra "Gabriela Cravo e Canela".

Da Redação

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Atualizado às 18:32

Na tarde desta terça-feira, 17, ministra Rosa Weber proferiu voto durante o julgamento da ADPF 779 que trata da legítima defesa da honra. 

Para embasar seu voto em oposição à prevalência da tese de legítima defesa da honra, a ministra citou trecho de "Gabriela Cravo e Canela", obra de Jorge Amado ambientada em 1920, na qual o autor descreve os costumes sociais do período.

"O escritor baiano reconstrói, o universo nordestino do século XX, narrando as crônicas de uma sociedade predominantemente patriarcal, arcairca e autoritária. E como a ministra Cármen Lúcia acabou de sublinhar, não mudou muito, continua misógina e machista."

De acordo com a presidente do STF, a obra de Jorge Amado auxilia na contextualização do problema e na interpretação do Direito. Também apontou, citando Dworkin, que a literatura auxilia o Direito na compreensão de seu universo. 

"A reflexão em torno da construção de uma solução jurídica a um problema cultural enraizado nas estruturas da sociedade, como o machismo e misoginia, exige a consideração de outros referenciais, além do mero formalismo exegético."

Veja o momento do julgamento:

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...