MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. SBT indenizará mulher que não autorizou imagem no Programa do Ratinho
Uso de imagem

SBT indenizará mulher que não autorizou imagem no Programa do Ratinho

Reparação por danos morais fixada em R$ 10 mil.

Da Redação

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Atualizado às 12:16

A 6ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve decisão da 1ª vara Cível do Foro Regional de Tatuapé/SP, proferida pelo juiz Paulo Guilherme Amaral Toledo, que condenou a TV SBT pelo uso não autorizado da imagem de uma mulher no quadro "Role da Pavorô" do Programa do Ratinho. A indenização por danos morais se manteve no valor de R$ 10 mil e, além disso, foi determinada a exclusão do conteúdo das plataformas digitais.

Durante a gravação para o programa, realizada em um estabelecimento comercial, a autora aparece servindo artistas da emissora, com sua imagem sendo utilizada sem que fosse solicitada sua autorização. A defesa alegou que, por saber que ali estavam acontecendo as filmagens, houve concordância tácita, tese que foi refutada pela turma julgadora.

De acordo com o relator do recurso, desembargador Marcus Vinicius Rios Gonçalvez, "o uso de imagem deve ser expressamente autorizado e não se pode presumir tal autorização, sendo presumido apenas o prejuízo sofrido pela parte que teve sua imagem indevidamente utilizada".

Além disso, o magistrado frisou que o direito de imagem é protegido pela CF/88 e disciplinado pelo CC, e no caso dos autos, é evidente a finalidade comercial e lucrativa do quadro humorístico.

"Nessas circunstâncias, a utilização da imagem da autora dependia de sua expressa autorização, que não foi obtida."

 (Imagem: Reprodução/Facebook.)

SBT indenizará por uso indevido de imagem em Programa do Ratinho.(Imagem: Reprodução/Facebook.)

Confira aqui o acórdão.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas