MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Por erro em site, empresa deve manter preço ofertado na Black Friday
CDC

Por erro em site, empresa deve manter preço ofertado na Black Friday

Magistrado considerou que, no caso, uma vez que o consumidor deseja que os itens comprados sejam entregues pelo preço ofertado, é dever do fornecedor cumprir a obrigação.

Da Redação

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Atualizado às 12:33

Juiz de Direito Fernando de Lima Luiz, da vara do JEC de Butantã/SP, condenou uma empresa a fornecer quatro smartphones vendidos a um consumidor na Black Friday, por preço abaixo do valor de mercado. Segundo o magistrado, apesar da empresa sustentar falha na precificação do produto no site, "não há o que se falar em erro grosseiro que exima a parte ré de cumprir com sua obrigação".

Um homem afirma que, de forma online, comprou quatro celulares durante uma promoção de Black Friday. Narra, contudo, que teve seus pedidos cancelados pela empresa vendedora, sob a alegação de que o preço do produto teria sido aplicado erroneamente, ficando muito abaixo do mercado.

Em contestação, a empresa sustenta que produto sofreu uma falha em sua precificação, e, após perceber o grosseiro erro sistêmico, procedeu com o cancelamento da compra. Afirma, ainda, que a retificação ocorreu dentro do prazo legal e foi imediatamente informado ao consumidor.

 (Imagem: Freepik)

Juiz manda empresa manter preço de celular vendido na Black Friday.(Imagem: Freepik)

Na sentença, o magistrado considerou art. 35 do CDC, o qual dispõe que "se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha: I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos".

Assim, na sua visão, no caso, "uma vez que o consumidor deseja que os itens comprados sejam entregues pelo preço ofertado, é dever do fornecedor cumprir a obrigação".

Por fim, pontou que não há o que se falar em erro grosseiro que exima a empresa de cumprir com sua obrigação. Isto porque, ela "anunciou uma promoção de até 80% em smartphones em seu site, em razão da Black Friday, portanto, o valor anunciado condizia com a propaganda veiculada pela parte demandada"

Nesse sentido, condenou a empresa a fornecer os quatro smartphones no valor vendido pela promoção.

O escritório Terras Gonçalves Advogados atuou na defesa do consumidor.

Leia a sentença.

Terras Gonçalves Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas