MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ desclassifica tráfico em caso de apreensão de 1,7 grama de cocaína
Julgamento | Sessão

STJ desclassifica tráfico em caso de apreensão de 1,7 grama de cocaína

Colegiado acompanhou entendimento do relator, ministro Antonio Saldanha.

Da Redação

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Atualizado em 9 de agosto de 2023 06:52

Nesta terça-feira, 8, a 6ª turma do STJ desclassificou crime de tráfico a homem flagrado com 1,76 grama de cocaína. Colegiado, por unanimidade, concedeu HC de ofício para desclassificar a conduta, considerando que o caso era de uso próprio.

No caso em concreto, ministros analisavam pedido de desclassificação do art. 33 para o 28 da lei de drogas de um homem que portava 1,76 grama de cocaína. Isto é, a não imputação do delito de tráfico de drogas, restando apenas o crime de porte para consumo pessoal.

Ao analisar o pedido, o ministro Antonio Saldanha, relator do caso, pontuou que, no início, havia negado o pedido pois não verificou vício processual aparente. Contudo. S. Exa. destacou que chamou sua atenção a pequena quantidade: 1 grama e 76 centigramas de cocaína.

Assim, concedeu HC de ofício para desclassificar a conduta de tráfico para o art. 28 da lei de drogas. O colegiado, por unanimidade, acompanhou o entendimento.

Na ocasião, ministra Laurita Vaz destacou a relevância do tema em julgamento. "Tema interessante para estudantes. Em face da pequena quantidade de drogas, o réu estava denunciado por tráfico e, agora, ficou o crime desclassificado para o uso de droga, nos termos do ar. 28 da lei de drogas."

 (Imagem: Freepik)

STJ desclassifica tráfico em caso de apreensão de 1,76 grama de cocaína.(Imagem: Freepik)

Porte de drogas

Na última semana,  STF adiou julgamento que analisa a descriminalização do porte de droga para consumo próprio. O pedido de adiamento foi feito pelo ministro Gilmar Mendes, relator do caso.

Até o momento, quatro ministros - Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes - votaram a favor de algum tipo de descriminalização da posse de drogas.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...