MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Preso aprovado no Enem terá 80 dias de remição de pena, fixa STJ
Remição de pena

Preso aprovado no Enem terá 80 dias de remição de pena, fixa STJ

Para ministros, o condenado tem direito à remição nas áreas em que atingiu a nota mínima no exame.

Da Redação

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Atualizado às 13:46

A 5ª turma do STJ garantiu a um preso a remição de 80 dias de pena por aprovação parcial no Enem. Segundo o colegiado, os estudos durante a prisão, ainda que de forma individual, servem de aproveitamento para redução da pena.

No caso julgado, o MP/SP recorreu da decisão do TJ/SP que concedeu remição ao homem, alegando que a redução da pena não é contemplada pela legislação em casos em que o preso, que concluiu o ensino médio antes do encarceramento, tenha supostamente estudado por conta própria na prisão e lavrado êxito no Enem.

Homem consegue redução de pena após atingir nota mínima em quatro matérias do Enem. (Imagem: Freepik)

Homem consegue redução de pena após atingir nota mínima em quatro matérias do Enem.(Imagem: Freepik)

O julgamento do caso teve início em junho deste ano, com o voto do ministro relator, Joel Ilan Paciornik, dando provimento ao agravo regimental, negando a remição. Em seguida, ministro Reynaldo Soares da Fonseca pediu vista.

Ao retomar o caso apresentando voto-vista no último dia 8, o ministro Reynaldo afirmou que, embora o Enem não seja mais usado para certificação de conclusão do ensino médio desde 2017, o exame configura aproveitamento dos estudos realizados durante a execução da pena, conforme dispõe a resolução 391/21 do CNJ.

"A remição da pena por aproveitamento dos estudos visa incentivar os apenados aos estudos, bem como sua readaptação ao convívio social."

Ao analisar o caso concreto, o ministro observou que o preso obteve no exame nota superior à média mínima de 450 em quatro das cinco matérias. Com isso, mediante ao desempenho parcial do preso, o ministro concluiu que o homem tem direito à remição pelas áreas em que atingiu a nota mínima.

O ministro Ribeiro Dantas e o desembargador convocado João Batista seguiram o voto divergente do ministro Reynaldo. Já o ministro Messod Azulay Neto seguiu o entendimento do relator.

Dessa forma, o colegiado, por maioria, concedeu a ordem de HC, para conceder ao preso um total de 80 dias de remição pela aprovação parcial no Enem.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas