MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Não é abusiva tarifa de medição individual de gás em condomínio
Contrato

STJ: Não é abusiva tarifa de medição individual de gás em condomínio

Colegiado reformou decisão que declarou nula cláusula que prevê a cobrança de tarifa adicional pelos serviços de fornecimento individualizado de GLP.

Da Redação

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Atualizado às 18:49

Não se mostra abusiva cobrança de tarifa adicional para medição individualizada de gás, quando assegurada a livre escolha dos consumidores na contratação. Assim decidiu a 3ª turma do STJ ao dar provimento a recurso especial de distribuidora de gás.

A distribuidora de gás residencial recorreu de decisão que julgou procedente ação civil pública da Associação Paulista de Consumidores para declarar nula cláusula que prevê a cobrança de tarifa adicional pelos serviços de fornecimento individualizado de GLP - Gás Liquefeito de Petróleo.

A Justiça de São Paulo ainda determinou a exclusão da cláusula nos contratos futuros, sob pena de multa, além de condenar a distribuidora a devolver, em dobro, os valores já cobrados a esse título.

 (Imagem: Freepik)

Distribuidora de gás residencial pode cobrar tarifa adicional por fornecimento individualizado.(Imagem: Freepik)

Relator, ministro Marco Bellizze explicou que no fornecimento de gás em condomínios residenciais, as empresas distribuidoras de GLP disponibilizam duas formas de contratação: a modalidade de medição coletiva e a de fornecimento com leitura individualizada. "Cabe a escolha à assembleia condominial, de acordo com seus interesses", disse.

Para o ministro, não se mostra abusiva cobrança de tarifa para medição individualizada, quando assegurada a livre escolha dos consumidores na contratação, com liberdade na formação do preço, de acordo com seus custos em atenção às características da atividade realizada, respeitando-se a equivalência material das prestações e demonstrada correspondente vantagem do consumidor no caso.

Assim, conheceu e proveu o recurso especial para julgar improcedentes os pedidos da inicial.

Processo: REsp 1.986.320

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...