MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Rosa antecipa aposentadoria para setembro; Barroso é eleito presidente
Novo comando

Rosa antecipa aposentadoria para setembro; Barroso é eleito presidente

Posse será no dia 28 de setembro.

Da Redação

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Atualizado em 10 de agosto de 2023 09:11

Ministro Luís Roberto Barroso foi eleito o novo presidente do STF nesta quarta-feira, 9. S. Exa. assume a cadeira em setembro, quando a atual presidente, ministra Rosa Weber, antecipando sua aposentadoria, irá se afastar do cargo. Na mesma sessão, o ministro Edson Fachin foi eleito para o cargo de vice-presidente.

A votação realizada pelos ministros é um rito meramente formal, já que a sucessão na presidência da Corte é, tradicionalmente, feita por antiguidade.

A posse da nova gestão vai ocorrer no dia 28 de setembro.

Na sessão plenária desta quarta-feira, o futuro presidente agradeceu aos ministros pela eleição e afirmou que o único toque que não é de alegria no momento é a proximidade da aposentadoria da colega, ministra Rosa Weber. S. Exa. destacou que recebe a tarefa com humildade e consciente do peso da responsabilidade.

"'Na vida é preciso ritos', disse a raposa ao príncipe na célebre obra de Antoine de Saint-Exupéry. Apesar de ser um rito que se renova, ele tem, no entanto, um significado muito importante a cada um de nós que chega a esse momento. O primeiro significado, naturalmente, é a confiança renovada dos colegas para a condução da Casa. E a segunda, é a honra imensa de chefiar o Poder Judiciário brasileiro composto de milhares de juízes dedicados, abnegados, que distribuem justiça pelo país a fora."

Assista:

Legado imorredouro

Após um ano de mandato à frente da Suprema Corte, ministra Rosa Weber seria alcançada pela aposentadoria compulsória no início de outubro, quando completa 75 primaveras.

Para além do trabalho notável que desenvolveu ao longo de sua trajetória de quase doze anos integrando a Corte, a ministra deixará a presidência com relevante contribuição.

Saudoso ministro

Ao fim da votação, ministra Rosa lembrou, com palavras de carinho, o saudoso ministro Teori Zavascki, falecido em 2017. Pela ordem de antiguidade, ele seria seu sucessor na presidência da Corte. 

"Lembro que o ministro Teori Zavascki, querido e saudoso, um dia comentou comigo: Rosa, estaremos juntos um dia na administração. Como todos sabem, eu tinha um carinho muito especial - que mantenho - pelo ministro Teori Zavascki, e infelizmente não aconteceu. Mas sou abençoada de poder, hoje, anunciar a presidência do ministro Luís Roberto Barroso e do ministro Luiz Edson Fachin, presidente e vice, e permito-me desejar aos dois uma gestão profícua, muito feliz e com todo o êxito, como tenho absoluta convicção de que será. Parabéns a ambos."

Emocionado, ministro Toffoli também reforçou a passagem do ministro Teori no tribunal, e parabenizou os eleitos.

"De todos nós era muito querido. Mas assim o destino quis, o destido do nosso Pai eterno assim o quis. Quem sucederá V. Exa., não o saudoso Teori, mas também o nosso querido amigo Luís Roberto Barroso, ao lado do ministro Luiz Edson Fachin. (...) Tenho certeza de que farão uma excelente gestão."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas