MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP: Faculdade é multada por trocar ensino presencial para híbrido
Ensino superior

TJ/SP: Faculdade é multada por trocar ensino presencial para híbrido

Para colegiado, mudança no formato das aulas frustra a expectativa de formação almejada pelo aluno.

Da Redação

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Atualizado às 14:08

A 8ª câmara de Direito Público do TJ/SP manteve, integralmente, a multa de R$ 59,1 mil aplicada pelo Procon/SP contra uma faculdade que mudou abruptamente o ensino presencial para híbrido. Colegiado concluiu que a alteração configura prática lesiva ao consumidor.

A ação movida pela faculdade contesta multa imposta pela entidade de defesa do consumidor, que considerou abusivas práticas como a efetivação de matrícula e cobrança de mensalidade, sem autorização do aluno, e a mudança da grade curricular com a troca de aulas na modalidade presencial pelo método à distância.

Mantida multa a faculdade que alterou aulas para modalidade híbrida unilateralmente. (Imagem: Freepik)

Mantida multa a faculdade que alterou aulas para modalidade híbrida unilateralmente.(Imagem: Freepik)

O desembargador Percival Nogueira, relator do recurso, salientou em seu voto que a mudança no formato das aulas "frustra a expectativa de formação almejada pelo aluno, em completa dissonância com a boa-fé objetiva".

Além disso, o relator afirmou que a alteração do ensino, com argumento de viabilidade econômica, "configura abuso de direito, notadamente se considerarmos a desigualdade digital decorrente do fato de os alunos terem diferentes níveis de acesso à internet, computadores e telefones". 

O magistrado apontou ainda que as provas do auto não comprovaram a prestação de serviços educacionais para lastrear as cobranças realizadas aos alunos.

"A pré-matrícula realizada pela apelada via internet denota apenas o seu interesse inicial pela matrícula."

Dessa forma, o colegiado não verificou irregularidade na autuação da autarquia e manteve a multa de R$ 59,1 mil contra a faculdade.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...