MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP: Faculdade é multada por trocar ensino presencial para híbrido
Ensino superior

TJ/SP: Faculdade é multada por trocar ensino presencial para híbrido

Para colegiado, mudança no formato das aulas frustra a expectativa de formação almejada pelo aluno.

Da Redação

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Atualizado às 14:08

A 8ª câmara de Direito Público do TJ/SP manteve, integralmente, a multa de R$ 59,1 mil aplicada pelo Procon/SP contra uma faculdade que mudou abruptamente o ensino presencial para híbrido. Colegiado concluiu que a alteração configura prática lesiva ao consumidor.

A ação movida pela faculdade contesta multa imposta pela entidade de defesa do consumidor, que considerou abusivas práticas como a efetivação de matrícula e cobrança de mensalidade, sem autorização do aluno, e a mudança da grade curricular com a troca de aulas na modalidade presencial pelo método à distância.

Mantida multa a faculdade que alterou aulas para modalidade híbrida unilateralmente. (Imagem: Freepik)

Mantida multa a faculdade que alterou aulas para modalidade híbrida unilateralmente.(Imagem: Freepik)

O desembargador Percival Nogueira, relator do recurso, salientou em seu voto que a mudança no formato das aulas "frustra a expectativa de formação almejada pelo aluno, em completa dissonância com a boa-fé objetiva".

Além disso, o relator afirmou que a alteração do ensino, com argumento de viabilidade econômica, "configura abuso de direito, notadamente se considerarmos a desigualdade digital decorrente do fato de os alunos terem diferentes níveis de acesso à internet, computadores e telefones". 

O magistrado apontou ainda que as provas do auto não comprovaram a prestação de serviços educacionais para lastrear as cobranças realizadas aos alunos.

"A pré-matrícula realizada pela apelada via internet denota apenas o seu interesse inicial pela matrícula."

Dessa forma, o colegiado não verificou irregularidade na autuação da autarquia e manteve a multa de R$ 59,1 mil contra a faculdade.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas