MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Barroso manda refazer dosimetria de condenada por 108g de maconha
Minorante

Barroso manda refazer dosimetria de condenada por 108g de maconha

Para ministro, não há, nas decisões proferidas pelas instâncias de origem, o cumprimento do dever de fundamentação das decisões judiciais.

Da Redação

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Atualizado em 18 de agosto de 2023 00:16

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, determinou que juízo de execução refaça dosimetria da pena de mulher condenada a mais de cinco anos em regime inicial fechado por tráfico de 108g de maconha. Segundo o ministro, foi insuficientemente justificada a não incidência da minorante do tráfico, nos termos dos reiterados pronunciamentos do STF.

Na decisão, o ministro reconheceu que a via processualmente restrita do habeas corpus não é apropriada para o revolvimento de fatos e provas, de modo a examinar se o acusado preenche, ou não, os requisitos descritos no art. 33, § 4º, da lei 11.343/06.

Para o ministro, não há, nas decisões proferidas pelas instâncias de origem, o cumprimento do dever de fundamentação das decisões judiciais, notadamente no ponto em que negada a incidência da causa especial de que trata o art. 33, § 4º, da lei de drogas.

"Nessas condições, em se tratando de paciente primária e de bons antecedentes, tenho por insuficientemente justificada a não incidência da minorante do tráfico, nos termos dos reiterados pronunciamentos do STF."

 (Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

Barroso aplica minorante a condenada por tráfico primária com bons antecedentes.(Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

A mera referência a expressões com forte apego retórico e abstrato, dissociadas da concretude da causa, não basta para justificar a recusa de individualização da pena, ressaltou o ministro.

"Sendo assim, à falta de fundamentação idônea, em se tratando de pequena traficante, primária e de bons antecedentes, a ordem deve ser concedida de ofício."

Diante disso, não conheceu do habeas corpus, mas concedeu a ordem de ofício para que o juízo da execução refaça a dosimetria da pena, com a incidência da causa especial de diminuição de pena, que aplicou na fração de 1/2, a ser cumprida no regime inicial aberto. Determinou, ainda, a substituição da pena privativa de liberdade por penas restritivas de direitos.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas