MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Espanha cria agência de supervisão da inteligência artificial
IA

Espanha cria agência de supervisão da inteligência artificial

O novo órgão está vinculado ao ministério da Economia e Transformação Digital através da Secretaria de Estado da Digitalização e Inteligência Artificial.

Da Redação

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Atualizado às 09:41

A Espanha deu um importante passo para a regulação da inteligência artificial. Com efeito, o conselho de ministros aprovou o estatuto da AESIA - Agência Espanhola de Supervisão de Inteligência Artificial.

Com a criação desta agência, a Espanha torna-se o primeiro país europeu a dispor de um corpo destas características e antecipa a entrada em vigor do Regulamento Europeu de Inteligência Artificial.

O referido regulamento estabelecerá para os Estados-membros a obrigação de selecionar uma "autoridade supervisora nacional" encarregada de controlar a aplicação dos regulamentos sobre inteligência artificial.

A AESIA tem o objetivo de proteger os cidadãos e supervisionar o desenvolvimento de uma inteligência artificial inclusiva, sustentável e centrada no ser humano.

A entidade está vinculada ao ministério de Assuntos Econômicos e Transformação Digital através da Secretaria de Estado da Digitalização e Inteligência Artificial.

Leia o comunicado do ministério.

 (Imagem: Freepik)

Espanha aprovou o estatuto da AESIA - Agência Espanhola de Supervisão de Inteligência Artificial.(Imagem: Freepik)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas