MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara: Avança PL que proíbe guarda compartilhada em caso de violência
Em pauta

Câmara: Avança PL que proíbe guarda compartilhada em caso de violência

Nesse caso, a guarda será concedida apenas ao genitor que não representa risco à criança.

Da Redação

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Atualizado às 12:06

A CCJ da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, o PL 2.491/19, que impede a guarda compartilhada de filhos quando há risco de algum tipo de violência doméstica ou familiar praticado por um dos genitores.

De autoria do senador Rodrigo Cunha, a proposta altera o CC e o CPC. Já aprovado pelo Senado, o projeto seguirá para sanção presidencial, caso não haja recurso para análise do plenário da Câmara.

Conforme o projeto, nas ações de guarda, antes de iniciada a audiência de mediação e conciliação, o juiz deverá perguntar às partes e ao Ministério Público se há risco de violência doméstica ou familiar, fixando o prazo de cinco dias para a apresentação da prova ou de indícios pertinentes. Se houver, será concedida a guarda unilateral ao genitor não responsável pela violência.

 (Imagem: Freepik.)

CCJ aprova proibição de guarda compartilhada quando há risco de violência doméstica.(Imagem: Freepik.)

O parecer da relatora, deputada Laura Carneiro, foi favorável à proposta. "Demonstrada a prática ou se estiverem presentes indícios suficientes de ocorrência de violência doméstica e familiar envolvendo os pais ou qualquer deles e um filho, não é razoável admitir que o juiz deixe de deferir, de imediato, a guarda unilateral ao genitor não autor ou responsável pela violência", disse. 

A relatora lembra que a jurisprudência do STJ é pela adoção da guarda compartilhada como regra geral, e o CC prevê, como única exceção expressa a essa regra, a situação em que há a ausência de interesse na guarda compartilhada por um dos pais ou genitores. Assim, o Código é modificado para incluir a nova hipótese.

Informações: Câmara dos Deputados.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...