MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para advogado, obrigar bar a servir água grátis viola livre iniciativa
Projeto de lei

Para advogado, obrigar bar a servir água grátis viola livre iniciativa

Especialista afirma que norma é inconstitucional; texto foi encaminhado para governador Tarcísio de Freitas.

Da Redação

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Atualizado às 14:55

A Alesp - Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, neste mês, o PL 433/23, que obriga bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, entre outros estabelecimentos, a oferecer água filtrada de graça para os clientes. Segundo o PL, de autoria do deputado Átila Jacomussi, os estabelecimentos deverão deixar visível, seja no cardápio ou em cartazes, que a água potável está disponível. 

Os locais que descumprirem a lei estarão sujeitos às sanções do CDC e outras penalidades a serem definidas pelo Poder Executivo, que pode sancionar ou vetar o projeto. O texto agora está nas mãos do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, que decidirá se sanciona o texto ou não.

 (Imagem: Freepik)

Água de graça em bares e restaurantes: advogado explica por que nova lei é inconstitucional.(Imagem: Freepik)

Segundo o advogado Luís Ribeiro, sócio da área de resolução de conflitos do Urbano Vitalino Advogados, a iniciativa é somente uma formalidade, uma vez que esse tipo de proposta já é conhecida por boa parcela dos paulistas.

"O município de São Paulo, dentre outros em diversos Estados, já tentaram - sem sucesso - implementar a medida, que, todavia, tem sido reconhecida pelo Poder Judiciário como inconstitucional."

Para o advogado, a edição de normas como essas, ao que tudo indica, revela os resquícios de uma prática antiga e lamentável: a tentativa de replicar, sem as necessárias reflexões e adaptações, práticas comuns em outros países.

"Muito embora a decisão proferida pelo TJ/SP quanto à lei paulistana não impeça a renovação da medida pelo Poder Legislativo Estadual, seus fundamentos municiam o governador do Estado de sólidos argumentos para vetar a nova tentativa de emplacar a ideia."

Dentre esses fundamentos, o advogado destaca a violação ao princípio constitucional da livre iniciativa, já que "em última análise, a regra que se busca criar exige o fornecimento gratuito de um bem por quem se dedica profissionalmente a comercializá-lo. Não se trata, portanto, de tempestade em copo d'água".

Leia a proposta.

Urbano Vitalino Advogados

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...