MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Rescisão antecipada de contrato de experiência não gera indenização
Trabalhista

Rescisão antecipada de contrato de experiência não gera indenização

Magistrada observou que não houve promessa de emprego certo, pois a admissão se deu por meio de contrato de experiência de 45 dias.

Da Redação

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Atualizado em 6 de setembro de 2023 15:30

A 9º turma do TRT da 2ª região negou a existência de dano moral no caso de empregado que foi dispensado durante o contrato de experiência. Segundo os autos, o homem havia pedido demissão na empresa anterior, após oito meses de trabalho, para assumir a posição na nova companhia, de onde foi dispensado após quatro dias.

O funcionário rescindiu o primeiro contrato em 19/8/22 e foi admitido na outra empresa em 1/9/22. Segundo a desembargadora relatora Bianca Bastos, embora as datas deixem claro que o pedido de demissão decorreu da oferta de trabalho na reclamada, "não houve promessa de emprego certo, pois sua admissão se deu por meio de contrato de experiência de 45 dias".

Entre os motivos que levaram o profissional a ingressar com a reclamação, foi o fato de ter havido desconto de mais de R$ 2 mil do aviso prévio do posto anterior. Segundo a magistrada, isso não basta para justificar uma indenização.

Para a desembargadora, é legítimo o debate sobre a proteção legal em casos como esse, em que a rescisão antecipada de contratos de prazo certo provoque algum tipo de prejuízo, mas isso não estaria "no âmbito das controvérsias jurídicas e, sim, na esfera dos debates políticos que antecedem o direito positivo e não podem servir de mote para decisões judiciais", afirmou a magistrada.

Confira aqui a decisão.

Informações: TRT-2.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas