MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Locação: Restaurante consegue redução proporcional de multa rescisória
Obrigações | Locação de Imóvel

Locação: Restaurante consegue redução proporcional de multa rescisória

O TJ/SP manteve decisão que diminuiu o valor da multa por rescisão de contrato. A imobiliária cobrava seis meses de aluguel, a Justiça, no entanto, fixou a multa em valor correspondente a um mês.

Da Redação

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Atualizado às 18:09

A 28ª câmara de Direito Privado do TJ/SP autorizou redução proporcional de multa por rescisão antecipada de aluguel entre um restaurante e uma imobiliária. A imobiliária cobrava multa no valor de seis meses dos aluguéis restantes, mas a Justiça reduziu a multa para um mês de aluguel.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

Um restaurante buscou a Justiça contra uma imobiliária dizendo que precisou rescindir o contrato antes do previsto, porque teve de encerrar suas atividades em decorrência da crise pandêmica. A empresa imobiliária, segundo o restaurante, passou a cobrar o pagamento de multa rescisória em mais de R$ 400 mil.

O juízo de 1º grau julgou o caso no sentido de reduzir, proporcionalmente, a multa por rescisão antecipada de aluguel. O juízo singular frisou que o restaurante cumpriu o contrato por mais de 83% do tempo de vigência dele. “Reduzo a multa para um mês de aluguel”, decidiu. Desta decisão, a imobiliária recorreu.

Ao apreciar o recurso, a desembargadora Berenice Marcondes Cesar, relatora, decidiu manter a decisão de 1º grau. A magistrada enfatizou que, quando as partes firmaram o contrato, “a situação existente no país permitia o equilíbrio econômico entre os direitos e obrigações avençadas”.

A relatora frisou que a decisão de redução proporcional da multa levou em conta a culpa leve do restaurante que, a despeito de já experimentar dificuldades financeiras em período anterior, “somente houve por bem desocupar o imóvel com o advento das condições gerais adversas decorrentes da atual pandemia”.

“Redução proporcional do valor da cláusula penal. Possibilidade até mesmo de ofício pelo MM. Juízo de Primeira.”

O restaurante foi defendido pelo escritório Neto Cavalcante Sociedade de Advogados.

Leia o acórdão

________

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista