MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz pode reconhecer reincidência não apontada em sentença? STJ decide
Em pauta

Juiz pode reconhecer reincidência não apontada em sentença? STJ decide

Colegiado decidiu não suspender o trâmite dos processos que tratam da mesma matéria, pois o repetitivo será julgado em data próxima.

Da Redação

sábado, 9 de setembro de 2023

Atualizado em 8 de setembro de 2023 11:34

3ª seção do STJ afetou os recursos especiais 2.049.870 e 2.055.920 para julgamento sob o rito dos recursos repetitivos. A relatoria é da ministra Laurita Vaz.

A questão submetida a julgamento, cadastrada como Tema 1.208 na base de dados do STJ, é definir "se a reincidência pode ser admitida pelo juízo das execuções penais para análise da concessão de benefícios, ainda que não reconhecida pelo juízo que prolatou a sentença condenatória".

O colegiado decidiu não suspender o trâmite dos processos que tratam da mesma matéria, pois o repetitivo será julgado em data próxima.

Em um dos recursos representativos da controvérsia, o REsp 2.049.870, o MP/MG recorre de decisão do TJ/MG que entendeu pela impossibilidade de o juízo das execuções reconhecer posteriormente a reincidência, uma vez que a sentença condenatória não o havia feito.

 (Imagem: Carlos Felippe)

Repetitivo vai definir se juízo da execução penal pode reconhecer reincidência não apontada na sentença.(Imagem: Carlos Felippe)

A relatora, ministra Laurita Vaz, destacou que a presidente da Cogepac - Comissão Gestora de Precedentes e de Ações Coletivas do STJ, ministra Assusete Magalhães, ao indicar a afetação do tema, apontou que a questão em debate já foi definida pela 3ª seção no julgamento do EREsp 1.738.968. Na ocasião, o colegiado reconheceu a possibilidade de a reincidência ser utilizada pelo juízo da execução penal mesmo sem o reconhecimento dessa agravante pelo juízo da condenação.

No entanto, a presidente da Cogepac observou que continua a haver controvérsia sobre essa questão nas instâncias de origem, levando à interposição de recursos especiais e de habeas corpus perante o STJ, tanto que, em consulta à base de jurisprudência da corte, foram localizados 52 acórdãos e 1.043 decisões monocráticas com a mesma discussão.

Confira aqui a decisão.

Informações: STJ.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas