MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Imprensa repercute indicação de Daniela Teixeira ao STJ
Futura ministra

Imprensa repercute indicação de Daniela Teixeira ao STJ

Indicação de Daniela Teixeira para o cargo de ministra foi amplamente repercutida - e até comemorada - nos jornais.

Da Redação

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Atualizado em 11 de setembro de 2023 12:02

A indicação de uma mulher para o cargo de ministra do STJ foi amplamente repercutida - e até comemorada - na imprensa.

A Corte da Cidadania é composta, hoje, por apenas seis mulheres. 

No último dia 29, Lula indicou a advogada Daniela Teixeira para compor o Tribunal, de modo que, após aprovação no Senado, o STJ deverá ter 21% de ministras.

A GloboNews cravou a indicação cinco dias antes dela ser efetivada. De fato, dia 24/8, em tom de brincadeira, a jornalista Júlia Dualibi disse que Daniela Teixeira "já é ministra na Austrália".

"Eu estava brincando com a Ana Flor que Daniela Teixeira já é ministra do STJ na Austrália, que é o que todo mundo está falando."

Após a oficialização da indicação, que se deu 29/8, o Jornal Nacional da Rede Globo deu a notícia, destacando que Daniela Teixeira foi a mais votada na lista sêxtupla formada pela OAB.

Nos principais matutinos do país, como Folha de S.Paulo, O Globo e Estadão, a notícia ganhou amplo destaque.

 (Imagem: Reprodução)

Folha de S.Paulo(Imagem: Reprodução)


 (Imagem: Reprodução)

O Globo(Imagem: Reprodução)


 (Imagem: Reprodução)

O Estado de S.Paulo(Imagem: Reprodução)


Uma curiosidade foi noticiada na GloboNews, pela jornalista Camila Bomfim. Após a notícia da indicação, Daniela Teixeira recebeu ligação da apresentadora Xuxa, que tem se mostrado atuante em pautas femininas. Na conversa, elas teriam falado de proteção aos direitos das mulheres, combate à violência, e proteção infantil, principalmente com relação a trabalho. 

Outra ligação recebida por Daniela Teixeira foi da festejada empresária Luiza Trajano, do Magalu.

"Todo mundo celebrando muito essa escolha, pelo currículo da Daniela Teixeira, mas também por essa força de representação que precisa ser recomposta no STJ."

Assista:

Da mesma forma, Daniela Teixeira foi aclamada por alguns dos maiores portais de notícias do país, revistas, além de jornais de todas as regiões. 

Compõem a lista, entre inúmeros outros, a revista VejaValor EconômicoUOL, Correio Braziliense, O Sul e Jornal de Brasília.

 (Imagem: Reprodução)

Veja(Imagem: Reprodução)


 (Imagem: Reprodução)

Valor Econômico(Imagem: Reprodução)


 (Imagem: Reprodução)

UOL(Imagem: Reprodução)


 (Imagem: Reprodução)

Correio Braziliense(Imagem: Reprodução)


O Sul (Imagem: Reprodução)

O Sul(Imagem: Reprodução)


 (Imagem: Reprodução)

Jornal de Brasília(Imagem: Reprodução)


A indicação foi enaltecida no programa Linha de Frente, da JP News. "Belíssima escolha", disse Elaine Keller. Cristiano Vilela também teceu elogios à futura ministra. "Tem conhecimento jurídico, tem capacidade de discernir o que é opinião pessoal, ideia, conceito, daquilo que é o que está estabelecido na legislação. E nós precisamos de ministros assim."

No DF Record, o comentarista Vladimir Porfírio não economizou nos elogios à indicada: "a melhor referência de coragem da mãe trabalhadora de Brasília". 

"A nomeação da dra. Daniela leva para o STJ uma história de juventude pioneira da nova capital, carregando na bagagem a inspiração da militância cívica, iniciada nos campus da universidade de Brasília. Uma vocação que nunca amarelou, nem diante da truculência verbal de um político que respondia, na Justiça, pelo crime de apologia ao estupro."

No Jornal da Record, o âncora, Celso Freitas, noticiou a indicação de Daniela Teixeira ao STJ, dando destaque ao fato de que "há dez anos uma mulher não era indicada".

Na Band News, Adriana Araújo destacou a indicação de Daniela Teixeira ao STJ. "Não é só por ser mulher", disse, lembrando que, dos três candidatos, a advogada é a que tinha o maior número de processos na própria Corte Superior.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas