MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Servidora do MPF não receberá adicional por curso de pós-graduação
Administrativo

Servidora do MPF não receberá adicional por curso de pós-graduação

De acordo com relatora do caso, o histórico escolar do curso apresentado, fica claro que, apesar de ser de pós-graduação com especialização, o principal foco do curso é a preparação para concursos públicos.

Da Redação

domingo, 17 de setembro de 2023

Atualizado em 15 de setembro de 2023 11:46

Uma servidora do MPF teve negado seu pedido de recebimento do adicional de qualificação no percentual de 7,5% referente ao curso de pós-graduação lato sensu - especialização em Direito Penal. A decisão é da 2ª turma do TRF da 1ª região que reformou a sentença do juízo Federal da 20ª vara da seção judiciária do Distrito Federal.

Ao negar a concessão do adicional de qualificação administrativamente, o MPF alegou que o curso frequentado pela autora em verdade configura curso preparatório para concurso.

A relatora, desembargadora Federal Candice Lavocat Galvão Jobim, ao analisar o caso, destacou que de acordo com "o histórico escolar do curso apresentado, fica claro que, apesar de o curso ser de pós-graduação com especialização em Direito Penal, o principal foco do curso é a preparação para concursos públicos, mormente por possuir em seu currículo várias disciplinas da área de Direito, como previdenciário, comercial, tributário e não somente o Direito Penal que seria a área em especialização".

 (Imagem: Freepik.)

Curso de pós-graduação preparatório para concurso antes de posse não dá direito a adicional de qualificação.(Imagem: Freepik.)

Ressaltou a magistrada, ainda, que a capacitação realizada teve seu término em 2008 e a servidora tomou posse no cargo de analista do MPU em 2015, momento bem posterior, o que descaracteriza a relação do curso com a atribuição do cargo exercido pela requerente ou com as áreas de interesse do órgão ao qual a autora pertence.

Com isso, o colegiado, por unanimidade, nos termos do voto da relatora, deu provimento ao recurso da União, julgando improcedente o pedido da autora. 

Confira aqui a decisão.

Informações: TRF-1.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA