MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Acusado de matar político tem prisão substituída por cautelares
Criminal

STJ: Acusado de matar político tem prisão substituída por cautelares

Denunciado cumpre prisão provisória há 7 anos.

Da Redação

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Atualizado em 21 de setembro de 2023 11:17

Em decisão unânime, 6ª turma do STJ concedeu cumprimento de penas alternativas à prisão em razão de excesso de prazo para julgar acusado do homicídio de presidente da câmara de vereadores de Santa Maria do Cambucá/PE.

No caso, a vítima, José Jorge Lima, estava em seu veículo, com familiares, quando, em frente à sua residência, foi abordado por dois indivíduos que fizeram diversos disparos de arma de fogo contra ele.

Atraso processual

A situação chegou ao STJ via HC, pois a defesa pugnou desfazimento da prisão preventiva, por excesso de prazo.

O MP se manifestou pela denegação da ordem, pois, segundo a subprocuradora geral da república, Luiza Cristina Fonseca, por várias vezes a defesa tentou descumprir decisão do juízo, prejudicando a fase da instrução. Ou seja, eventual atraso para designação do júri, teria sido por culpa da defesa. 

O advogado de defesa, Yuri Herculano, do escritório Herculano & Ribeiro Advocacia, em sustentação oral, apontou que a prisão cautelar do réu ocorreu em 6/5/16, completando, atualmente, 7 anos e 4 meses. Alegou que o parquet requereu o desaforamento e a suspensão processual que se estende até o momento. Dessa forma, não há sequer previsão para julgamento por tribunal do júri. 

A defesa ainda aponta que, se o réu, hipoteticamente, tivesse sido condenado há 15 anos por homicídio qualificado, já teria cumprido metade da pena. Portanto, sustentou que se trata de prisão injustificada e requereu concessão de ordem para revogar a provisória. 

 (Imagem: Sergio Amaral/STJ)

Ministra Laurita Vaz entendeu que houve excesso de prazo na provisória do acusado.(Imagem: Sergio Amaral/STJ)

Duração razoável do processo

Ministra relatora, Laurita Vaz, entendeu que diante do tempo de subsistência da cautelar, constata-se a probabilidade de adequação jurídica da tese em favor do réu, conforme art.5º, LXXVIII, da CF, o qual prevê que a todos são assegurados a razoável duração processual e meios que garantam sua celeridade. 

A ministra considerou que não existe notícia de que a defesa tenha promovido embaraço processual para retardar o julgamento de recurso ou trânsito em julgado da pronúncia. 

Dessa forma, a relatora concedeu ordem para substituir a provisória por medidas alternativas, quais sejam: comparecimento periódico em juízo para informar e justificar atividades, participação nos atos instrutórios, proibição de aproximação e manutenção de contato com o corréu ou qualquer outra pessoa vinculada aos fatos, proibição de ausência da comarca sem autorização judicia e monitoração eletrônica. 

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...