MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mulher que foi recusada em trabalho por ter tatuagem será indenizada
Candidata

Mulher que foi recusada em trabalho por ter tatuagem será indenizada

Juíza do Trabalho entendeu que conduta de posto de gasolina afetou o direito de personalidade da candidata.

Da Redação

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Atualizado às 14:23

Trabalhadora que deixou de ser contratada por posto de gasolina exclusivamente por possuir tatuagens deve receber indenização de R$ 7 mil por danos morais. A sentença é da juíza do Trabalho Camila Costa Koerih, da 59ª vara de São Paulo/SP, ao concluir que a conduta da empresa afetou o direito de personalidade da candidata.

De acordo com os autos, a mulher já havia sido aprovada para a vaga, após ter sido entrevistada por videochamada, ocasião em que os desenhos na pele da profissional não foram identificados. No momento em que ocorreu a chamada de vídeo para contratação e as tatuagens foram detectadas, ela foi recusada. A empresa não apresentou defesa.

 (Imagem: Freepik)

Candidata a emprego aprovada e, posteriormente, recusada por ter tatuagem deve ser indenizada.(Imagem: Freepik)

Na sentença, a juíza condenou a firma a pagar R$ 7 mil de indenização pela conduta que afetou o direito de personalidade da candidata. A magistrada explicou que "é pacífica na jurisprudência do TST a possibilidade de dano moral pré-contratual, bem como a competência desta Justiça Especializada em tal situação".

A magistrada pontuou que a tatuagem é uma autoexpressão artística da personalidade, sem qualquer característica nociva ou algo similar.

"Não é dado ao empregador (ou possível empregador, no caso de dano pré-contratual) discriminar candidato que possua tatuagens, por evidente afronta a um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, qual seja, a erradicação de qualquer tipo de preconceito (art. 3º, IV). No mesmo sentido, inclusive, a Convenção  111 da OIT."

Leia a sentença.

Informações: TRT-2.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas