MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Nos transportes, mercado de seguros é robusto, diz Paulo Cremoneze
FIDES Rio 2023

Nos transportes, mercado de seguros é robusto, diz Paulo Cremoneze

Para advogado, segmento possui consciência e uma cultura jurídica da necessidade do seguro.

Da Redação

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Atualizado às 16:51

Durante o FIDES - Conferência Hemisférica de Seguros de 2023, a equipe da TV Migalhas conversou com o sócio-diretor da Machado, Cremoneze, Lima e Gotas - Advogados Associados, Paulo Cremoneze, que avaliou positivamente o segmento de seguros voltado para transportes de cargas do Brasil.

"Aqueles que se valem dos serviços de transportes tem uma consciência e uma cultura jurídica da necessidade do seguro, seja o seguro do embarcador (dono da carga), seja o seguro de responsabilidade civil do transportador."

Para o especialista, esse cenário se dá, possivelmente, pela atividade de risco que se caracteriza o transporte de cargas.

"[Esse mercado] é uma atividade que escancara a ideia de risco, por isso ele sempre foi bem cuidado por aqueles que o exercem como, usuários e fornecedores do serviço, mas todos têm uma consciência jurídica. Até porque, parte desse seguro também é obrigatório."

No entanto, Cremoneze ressaltou que uma nova legislação sancionada, neste ano, (lei 14.599/23) tem levantado discussões dentro do segmento.

"Hoje em dia já houve uma mudança. Há uma lei em relação ao transporte rodoviário bastante espinhosa e complexa. O mercado de seguro tem debatido muito para ver como vai absorver essa lei. Mas, o cenário é positivo."

Veja a entrevista:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas