MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juíza impede rescisão contratual de imóvel com alienação fiduciária
Financiamento

Juíza impede rescisão contratual de imóvel com alienação fiduciária

Magistrada considerou que não incidem hipóteses de rescisão de simples promessa de compra e venda.

Da Redação

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Atualizado às 11:37

Contrato de compra e venda de imóvel formalizado com pacto acessório de alienação fiduciária não autoriza, em caso de impossibilidade de pagamento pelos compradores, resilição contratual e devolução dos valores já pagos. Decisão é da juíza Federal Cristiane Farias Rodrigues dos Santos, da 9ª vara Cível Federal de São Paulo/SP, segundo a qual, não se aplica o entendimento utilizado em promessas de compra e venda de imóvel.

Em 2017, os autores firmaram contrato de compra e venda habitacional com a incorporadora, utilizando recursos do FGTS para pagamento do financiamento, o qual, por sua vez, foi contratado com a CEF - Caixa Econômica Federal. 

Impossibilitados financeiramente de arcar com as prestações, os compradores requereram a suspensão de cobranças futuras e devolução da quantia paga (R$ 31.425, 85).

A incorporadora informou que não seria possível a resilição do contrato, pois o financiamento firmado com a CEF impedia tal modo de resolução, sendo a única forma de se desvincular do contrato, a venda do imóvel para terceiros com aprovação do banco. 

A Caixa, por sua vez, informou que a questão deveria ser resolvida diretamente com a incorporadora.

Irresignados, os compradores ingressaram com ação judicial.

 (Imagem: Freepik)

Para magistrada, impossibilidade financeira de arcar com prestações não enseja rescisão contratual se prevista alienação fiduciária.(Imagem: Freepik)

Alienação fiduciária

A magistrada, em sentença, apontou que, no caso, o entendimento da Súmula 543 do STJ, relativo à resolução de contrato de promessa de compra e venda de imóvel, não é aplicável. Isso porque há escritura de compra e venda definitiva, entre a incorporadora, os compradores e a CEF, além de pacto acessório de mútuo e alienação fiduciária em garantia em favor da CEF. 

"De se observar que toda a jurisprudência sobre a matéria invocada pela parte autora, trata da possibilidade da resilição simples [...] nada abordando acerca do Contrato de Compra e Venda já registrado, e celebrado, de forma complexa, tendo a instituição financeira como concessora do mútuo feneratício, sendo detentora de relação fiduciária em relação ao imóvel."

Avaliou ainda que mesmo sendo possível aos autores resilir o contrato, ao acionar o sistema público de financiamento, oferecendo o imóvel adquirido como garantia da dívida em fidúcia, não se pode aplicar o art. 53 do CDC que permite abatimento proporcional das parcelas pagas.

A juíza aventou que apenas casos excepcionais justificariam a resolução contratual. "A simples vontade da autora, ainda que fundada em razões de impossibilidade de arcar com o pagamento das prestações e arcar com os encargos do financiamento, não se erige em motivo hábil a permitir a resilição contratual", completou a magistrada.

Ao final, considerou que, ao suscitar a própria mora e admitir o inadimplemento antecipado, os compradores ensejam a consolidação da propriedade em nome do credor (art. 26, lei 9.514/97) e autoriza a adoção dos procedimentos necessários para a venda do bem dado em garantia. 

O escritório Junqueira Gomide Advogados defendeu a incorporadora.

Veja a sentença.

Junqueira Gomide Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas