MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado que não repassou valor a cliente é condenado à prisão
Apropriação indébita

Advogado que não repassou valor a cliente é condenado à prisão

Sem o conhecimento do cliente, acusado solicitou resgate da quantia de R$ 12.535,92 a ser creditado em sua conta.

Da Redação

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Atualizado às 14:43

Juíza de Direito Ana Claudia Loiola de Morais Mendes, 1ª vara Criminal de Brasília/DF, condenou um advogado pelo crime de apropriação indébita, por não ter repassado valores de causa ao cliente. Para a julgadora, a autoria e materialidade ficaram devidamente demonstradas pelas provas.

De acordo com o processo, entre os dias 23 de maio de 2017 e 22 de abril de 2019, na agência bancária do Banco do Brasil, situada no Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa, o advogado apropriou-se da quantia de R$ 12.535,92 de que tinha posse em razão de sua profissão. Consta que o acusado, sem o conhecimento de seu cliente, solicitou resgate da quantia, via depósito judicial, a ser creditado em sua conta. Dessa forma, recebeu os valores e deixou de repassá-los à vítima.

O Ministério Público requereu a condenação do acusado. A defesa, por sua vez, solicitou a absolvição do réu, sob o argumento de que as provas para condenação são frágeis. Em interrogatório, o denunciado confirmou que recebeu o valor do levantamento do alvará em sua conta e que repassou os valores à vítima, porém alegou não ter mais o recibo, pois o escritório fechou e a documentação foi perdida.

 (Imagem: Freepik)

Advogado que não repassou valor de causa ao cliente é condenado por apropriação indébita.(Imagem: Freepik)

A vítima afirmou que contratou os serviços do advogado e lhe pagou honorários contratuais. Após algum tempo, ficou sabendo que o processo tinha sido arquivado e que tinha um valor a receber. Assim, após tentar por diversas vezes contato com o escritório do réu, realizou consultas no andamento do seu processo e descobriu que houve levantamento de valores, por meio de alvará, mas nunca os recebeu.

Na decisão, a magistrada pontuou que a autoria e materialidade ficaram devidamente demonstradas pelas provas, especialmente pelo relatório policial, alvará de levantamento de valores e pela confissão parcial do acusado. Afirmou que ficou comprovado que o réu, valendo-se da qualidade de advogado, efetuou levantamento dos valores pertencentes à vítima, mas não repassou o que lhe era devido.

Por fim, a juíza destacou que a vítima informou nunca ter recebido nenhum valor e que o advogado confirmou que recebeu os valores, mas não comprovou o repasse dos valores à vítima.

Assim, estão "verificadas autoria e materialidade, emerge típico e antijurídico o fato, não militando em favor do réu nenhuma das excludentes. É também culpável, já que não se vislumbra nenhuma dirimente. Imputável, detinha pleno conhecimento do caráter ilícito de suas atitudes, não empreendendo esforço algum em caminhar conforme ao Direito", finalizou o Juiz.

Dessa forma, a magistrada fixou a pena de cinco anos e quatro meses de reclusão em regime fechado ao advogado. 

Leia a sentença.

Informações: TJ/DF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas