MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Zanin pede informações sobre aumento de subsídios do Executivo de MG
Despesa pública

Zanin pede informações sobre aumento de subsídios do Executivo de MG

Requerimento foi feito no bojo de ADI que questiona acréscimo de mais de 300% ao subsídio do governador.

Da Redação

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Atualizado às 09:51

Ministro Cristiano Zanin solicitou informações ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e à Assembleia Legislativa local acerca da lei que aumentou subsídios das autoridades máximas do Executivo estadual (governador, vice-governador, secretários e secretários adjuntos de Estado). 

O tema é objeto da ADin 7.475, proposta pela Conacate - Confederação das Carreiras Típicas de Estado. Ao questionar a validade da lei estadual 24.314/23, a entidade sustenta que a norma prevê o aumento imediato de 357,99% no subsídio do governador sem nenhum estudo de impacto financeiro, como exige o art. 113 do ADCT

Também alega que a lei não foi precedida de previsão orçamentária, em desrespeito a dispositivos da LRF - lei de responsabilidade fiscal, relacionados à criação de despesas com pessoal e a normas constitucionais que disciplinam a matéria.

 (Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

Ministro Cristiano Zanin requereu esclarecimentos a respeito do aumento de subsídios no Executivo mineiro.(Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

Autoridades

Nos termos do art. 12 da lei das ADins (lei 9.868/99), as informações solicitadas pelo ministro devem ser prestadas no prazo de 10 dias.

Em seguida, os autos serão encaminhados à AGU e à PGR para que, em cinco dias, sucessivamente, manifestem-se.

Veja o despacho do ministro.

Informações: STF

Patrocínio

Patrocínio Migalhas