MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Hospital e médico são condenados por esquecer gaze dentro de paciente
Negligência

Hospital e médico são condenados por esquecer gaze dentro de paciente

Reparação foi fixada em R$ 25 mil.

Da Redação

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Atualizado às 11:03

A 6ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve decisão que condenou médico e hospital a indenizarem, solidariamente, homem que teve gaze esquecida dentro do corpo após cirurgia. A reparação por danos morais foi fixada em R$ 25 mil.

De acordo com a decisão, o autor passou por cirurgia após ser atingido na cabeça por um projétil. Três anos mais tarde, procurou atendimento por sentir dor na região cervical e no crânio. Exame de raio-X detectou a presença de uma gaze na região da nuca do paciente, do mesmo lado em que havia sido realizada a cirurgia. Laudo pericial também apontou que o projétil não foi retirado e que não houve tratamento das lesões na vértebra cervical.

Para o relator do recurso, desembargador Marcus Vinicius Rios Gonçalves, a negligência é evidente e, portanto, há o dever de indenizar.

"De acordo com as circunstâncias do caso, o valor da indenização deve ser tal que traga alguma compensação à vítima, sem constituir fonte de enriquecimento sem causa. Considerando que a falha na prestação dos serviços dos corréus causou danos decorrentes da saída de pus e dores no local da cirurgia durante cerca de 3 a 4 anos, embora não tenham sido relatadas sequelas em razão da negligência constatada, deve ser mantido o valor da indenização, que foi fixado com razoabilidade", pontuou o magistrado.

 (Imagem: Freepik)

Homem teve gaze esquecida dentro do corpo após cirurgia.(Imagem: Freepik)

Leia o acórdão.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas