MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Entenda regulamentação de exame toxicológico para emissão de CNH
Exigências

Entenda regulamentação de exame toxicológico para emissão de CNH

Motoristas das categorias C, D e E que não realizarem o exame a cada dois anos e meio receberão multa gravíssima.

Da Redação

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Atualizado em 20 de outubro de 2023 07:18

Entraram em vigor no último dia 16 novas regras para renovação de CNH.

Agora, os motoristas das categorias C, D e E que não renovarem o exame toxicológico a cada dois anos e seis meses pagarão multa de trânsito gravíssima, de valor próximo a R$ 3 mil. 

Outra alteração é a determinação do prazo de 180 para o ministério do Trabalho e Emprego regulamentar a aplicação dos exames. 

Veja como eram e como ficam as regras com os novos dispositivos em vigor.

Infração gravíssima

Um dos dispositivos que entraram em vigor estabelece que condutores das categorias C, D e E com idade inferior a 70 anos incorrerão em infração gravíssima se não realizarem novo exame de detecção de drogas no organismo a cada dois anos e seis meses. A contagem começa da obtenção ou renovação da CNH, independentemente da validade dos demais exames já realizados. 

A partir de 2015, os condutores das categorias C, D e E passaram a ter de comprovar resultado negativo em exame toxicológico para a obtenção e a renovação da CNH. Agora, além do exame na emissão e renovação, os motoristas têm prazo menor para renovar o toxicológico. 

Competência

Outro dispositivo promulgado nesta semana atribui a competência para aplicação da penalidade a "órgão ou entidade executivos de trânsito de registro da Carteira Nacional de Habilitação do infrator." 

Prazo de regulamentação

A lei passa a determinar, ainda, que o ministério do Trabalho e Emprego será obrigado a regulamentar a aplicação dos exames em até 180 dias da entrada em vigor do novo trecho da lei.

A aplicação e a fiscalização do teste devem ser periódicas e constantes, por meio de processos e sistemas eletrônicos.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Exame toxicológico de motoristas tem prazo para ser regulamentado.(Imagem: Arte Migalhas)

Vetos

lei 14.599/23, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, foi sancionada em junho por Lula, mas com nove vetos. Mas, nesta semana, o Congresso derrubou os vetos presidenciais, e promulgou os trechos que punem com infração gravíssima e multa multiplicada por cinco condutores de veículos de carga, ônibus e afins que não realizarem exames toxicológicos a cada dois anos e meio. 

Os trechos foram publicados na edição do Diário Oficial da União de segunda-feira, 16, e já estão em vigor.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...