MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/GO derruba lei que responsabiliza sócio por dívida automaticamente
Tributário

TJ/GO derruba lei que responsabiliza sócio por dívida automaticamente

Segundo colegiado, hipótese de responsabilização de sócios e administradores criada por lei estadual conflitava com normas gerais.

Da Redação

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Atualizado em 25 de outubro de 2023 16:29

Colegiado do TJ/GO derrubou, em decisão unânime, dispositivo de lei estadual que responsabilizava automaticamente sócios e administradores por dívidas tributárias de empresas. Segundo o tribunal, o artigo criou hipóteses de responsabilidade tributária de terceiros que conflitavam com normas gerais.

Em ADIn, a FIEG - Federação das Indústrias do Estado pedia a declaração de inconstitucionalidade do art. 45, XII do Código Tributário do Estado de Goiás (lei 11.651/91). 

Segundo a Federação, o dispositivo instituiu hipóteses de responsabilidade de terceiros por solidariedade, em conjunto com o contribuinte devedor, independente de ação com dolo específico. O CTN exige este último requisito para configuração da responsabilidade solidária. 

Afronta às normas gerais

Em seu voto, desembargador relator Carlos Escher esclareceu que a CF, em seu art. 146, III, b, reserva à LC de competência da União a fixação de normas gerais em matéria tributária, especialmente acerca de obrigações.

Também aponta que a Constituição do Estado de Goiás (art. 101, §3º, III, b) determinou que se aplica ao Estado e municípios a referida LC.

Portanto, entendeu o julgador, que quanto à responsabilidade tributárias, LC editada pela União lança diretrizes gerais para sua configuração "não podendo o legislador estadual constituir hipóteses de responsabilidade tributária que conflitem com normas gerais".

 (Imagem: Freepik)

TJ/GO entendeu pela ilegalidade de dispositivo de lei Estadual que responsabiliza sócios e administradores de empresas por dívidas tributárias.(Imagem: Freepik)

Invasão de competência

No voto, o relator ainda explicita que o STF no RE 562.276 reconheceu que lei estadual que amplie responsabilidades de terceiros por infrações invade competência do legislador complementar Federal para estabelecer normas gerais na matéria.

E que, o STJ, pela súmula 430, interpretou o art. 135 do CTN para estabelecer que "o inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade não gera, por si só, a responsabilidade solidária do sócio-gerente".

Assim, complementou o relator que o Estado de Goiás instituiu hipóteses de responsabilidade de terceiros por solidariedade, em conjunto com o contribuinte devedor, independente de dolo específico, afrontando o CTN, Constituição do Estado de Goiás e a CF.

Ao final, concluiu o julgador que "[...] para que aludida responsabilidade fosse instituída, necessário seria idêntica norma na lei complementar de regência, o que não se observa no CTN".

A FIEG foi patrocinada pelo advogado Fabrizio Caldeira Landim.

Veja o voto e o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas