MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF invalida normas que exigem licença ambiental para torres de telefonia
Telecomunicações

STF invalida normas que exigem licença ambiental para torres de telefonia

Segundo jurisprudência da Corte, é inconstitucional lei estadual que disponha sobre telecomunicações ou crie obrigações para as concessionárias desses serviços.

Da Redação

sábado, 28 de outubro de 2023

Atualizado às 14:46

O plenário do STF invalidou resoluções dos Coemas - Conselhos Estaduais do Meio Ambiente do Tocantins e Ceará na parte que condicionavam a instalação de torres de telecomunicações e estações rádio base de telefonia móvel à realização de licenciamento ambiental.

Na sessão virtual, o colegiado anulou parcialmente as normas estaduais ao julgar procedentes as ADIns 7.412 e 7.413, ajuizadas pela Acel - Associação Nacional das Operadoras Celulares. A decisão foi unânime, nos termos do voto do relator Edson Fachin.

No voto que conduziu o julgamento, o ministro Edson Fachin acolheu os argumentos da Acel de que somente a União pode legislar sobre telecomunicações (arts. 21, inciso IX, e 22, inciso IV, da CF/88).

O relator apontou ampla jurisprudência da Corte sobre o tema, em especial ação de igual teor ajuizada pela mesma associação contra lei de Alagoas (ADIn 7.321), na qual o plenário derrubou a exigência de licenciamento ambiental para instalação de equipamentos de telecomunicações naquele estado.

Naquele julgamento, o colegiado destacou que já há legislação Federal para regular a matéria, como a lei geral de telecomunicações (lei 9.472/97), que também instituiu a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, além da lei geral das antenas (lei 13.116/15).

Segundo entendimento pacificado no STF, mesmo com finalidades como a proteção à saúde, ao meio ambiente ou aos consumidores, é inconstitucional a lei estadual que disponha ou crie obrigações para as concessionárias de serviços de telecomunicações.

 (Imagem: Freepik.)

Corte invalida normas que exigem licença ambiental para torres de telefonia. (Imagem: Freepik.)

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA