MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ discutirá prescrição da petição de herança em filiação post mortem
Sucessório

STJ discutirá prescrição da petição de herança em filiação post mortem

Corte definirá se contagem da prescrição se dá a partir da abertura da sucessão ou só após trânsito em julgado da ação de paternidade.

Da Redação

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Atualizado às 10:38

A 2ª seção do STJ definirá, sob o rito dos recursos repetitivos (Tema 1.200), o termo inicial do prazo prescricional da petição de herança proposta por filho que tenha obtido o reconhecimento da paternidade só após a morte do pai.

Foram selecionados como representativos da controvérsia o REsp 2.029.809 e mais um que se encontra em segredo de justiça, ambos de relatoria do ministro Marco Aurélio Bellizze.

A Corte determinou a suspensão da tramitação dos recursos especiais e dos agravos em recurso especial que discutem o tema no STJ e nos tribunais de 2ª instância.

O objetivo é não prejudicar, nas instâncias ordinárias, a tramitação dos processos sobre reconhecimento de paternidade, pretensão que, na maioria das vezes, é apresentada em conjunto com a petição de herança.

Ao avaliar a multiplicidade de recursos a respeito da matéria, o relator apontou que há 142 decisões monocráticas e nove acórdãos proferidos pelas turmas integrantes da 2ª seção do STJ.

 (Imagem: Freepik)

STJ definirá se prazo prescricional da petição de herança é contado da abertura da sucessão ou de trânsito em julgado da ação que reconhece paternidade após a morte.(Imagem: Freepik)

Oscilação jurisprudencial 

De acordo com Bellizze, a controvérsia acerca do prazo prescricional da petição de herança, na situação analisada, está em definir se ele seria contado a partir da abertura da sucessão ou só após o trânsito em julgado da ação que reconheceu o estado de filiação.

O relator ressaltou que a 2ª seção já solucionou a divergência que havia entre as turmas de direito privado do STJ com relação à questão, ao estabelecer que o prazo prescricional para a petição de herança deve ser contado da abertura da sucessão.

Dessa forma, segundo o ministro, aplica-se a corrente objetiva acerca do princípio da actio nata, a qual preceitua que, antes do conhecimento da lesão ao direito subjetivo pelo seu titular, não se pode considerar iniciado o cômputo do prazo prescricional.

No entanto, Bellizze ressaltou que a oscilação da jurisprudência que havia antes do julgado da 2ª seção ainda se reflete em decisões das instâncias ordinárias, que muitas vezes se distanciam do "atual e pacífico posicionamento" do STJ - o que impõe a necessidade de julgar a matéria na condição de precedente qualificado.

Veja o voto e o acórdão.

Informações: STJ.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas