MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST: Administrador tem aposentadoria penhorada para pagar dívida
Direito do Trabalho

TST: Administrador tem aposentadoria penhorada para pagar dívida

Colegiado concluiu que a impenhorabilidade dos vencimentos não se aplica a parcelas de natureza alimentícia

Da Redação

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Atualizado às 18:47

A 3ª turma do TST rejeitou o recurso de um administrador de empresas aposentado do Rio de Janeiro contra a penhora de 20% de seus proventos de aposentadoria para o pagamento de dívidas trabalhistas. Segundo o colegiado, os valores devidos são de natureza alimentícia, o que torna possível a penhora do benefício. 

Dívida

Na ação originária, a Produtora de Áudio e Vídeo Ltda. foi condenada a pagar diversas parcelas, no total de cerca de R$ 60 mil, a um jornalista que havia prestado serviços à empresa. Como os valores não foram quitados, ele indicou ao juízo da 9ª vara do Trabalho do Rio de Janeiro que o administrador, sócio minoritário da empresa e pai do sócio principal, recebia aposentadoria de R$ 3 mil, e o juízo, então, determinou o bloqueio de 30% dos vencimentos.

Remédios

Ao contestar a medida, o administrador informou que não tinha bens para oferecer à penhora. Disse que suas finanças haviam sido arruinadas pela crise econômica e que, aos 81 anos, morava de favor. A aposentadoria seria seu único meio de subsistência, usada em parte para comprar remédios.

Prejuízo irremediável

O juízo de primeiro grau reconsiderou sua decisão em razão da idade do executado, "que a princípio não possui outra fonte de renda, a fim de evitar possível prejuízo irremediável ao aposentado".

Contudo, o TRT da 1ª região restabeleceu a penhora, porque todos os fatos alegados por ele, à exceção da idade, não foram comprovados. "O fato de ser idoso, por si só, não torna indevida a dívida assumida pelo administrador", diz a decisão.

 (Imagem: Freepik)

Administrador terá parte da aposentadoria penhorada para pagar dívida trabalhista.(Imagem: Freepik)

Limite

O relator do recurso do administrador no TST, ministro Alberto Balazeiro, explicou que o CPC (art. 833, inciso IV) considera impenhoráveis os proventos de aposentadoria. Porém, o parágrafo 2º do mesmo dispositivo afasta essa determinação aos casos de pagamento de prestação alimentícia.

Com a vigência do novo CPC, o TST passou a admitir a penhora parcial sobre salários, vencimentos e proventos de aposentadoria do executado, desde que observado o limite de 50% previsto em outro dispositivo do Código (art. 529, parágrafo 3º).

Após a decisão unânime, o administrador interpôs embargos de declaração, rejeitados pelo colegiado.

Leia o acórdão.

Informações: TST.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA